MICROELEMENTOS: CONSERVAÇÃO E PERDAS nos vegetais

Substâncias

A maioria dos vegetais perdem micronutrientes no momento em que são colhidos Publicação: 24/10/2006 


Efeitos

A maioria dos vegetais perdem micronutrientes no momento em que são colhidos, quando se interrompe a oxigenação e alimentação das estruturas interiores. Por exemplo, 2 a 3 meses depois de colhidas, as maçãs perdem quase toda a vitamina C contida na fruta.

Além da interferência das condições de transporte e armazenagem, os teores de minerais variam significativamente com o tipo de solo em que os vegetais foram cultivados, com a adubação e o tratamento químico empregados. O processo de cozimento pode ainda acarretar a perda de ainda mais nutrientes.

Para evitar esta perda ,lave os alimentos rapidamente em água fria, sem os deixar de molho,não cozinhe os vegetais em água, prefira cozimento por pressão, vapor ou refogado em óleo,não cozinhe por muito tempo pois algumas vitaminas são instáveis ao calor,corte os vegetais imediatamente antes de usar e em pedaços maiores para reduzir a exposição ao oxigênio,prepare somente a quantidade a ser consumida e evite deixar sobras.

Caso fique alguma sobra,guarde na geladeira imediatamente. Não congele frutas, vegetais e verduras, pois estes alimentos, mesmo congelados, continuam seu metabolismo e se alteram. E descongele retirando do congelador e pondo na própria geladeira, sem usar o forno de microondas.

FONTE: www.zoonews.com.br