ALCACHOFRA: VALORES NUTRITIVOS : –

Substâncias

Por Vera Longuini
Em 100 gramas de alcachofra inteira: Calorias: 18 cal. Betacaroteno: 40 mg Cálcio: 39 mg Cobre: 0,5 mg Fibras: 4 g Ferro: 1,0 mg Folato: 21 mcg Fósforo: 87 mg Potássio: 159 mg


Efeitos

Dicas de preparo da Alcachofra
Publicação: 06/10/2004 
Por Vera Longuini
O preparo da alcachofra exige um certo ritual.
Primeiro é preciso lavá-la em água corrente, abrindo bem as pétalas para tirar as impurezas.
Em seguida, corta-se o talo bem rente à base, de preferência com uma faca inoxidável para evitar o escurecimento da hortaliça.
A água para cozimento deve estar pré-aquecida e ser em quantidade suficiente para cobrir as alcachofras.
A panela deve estar sempre bem tampada. O tempo de cozimento varia de 30 a 40 minutos, dependendo do tamanho e frescor da alcachofra. Caso se deseje usar os talos, basta destacá-los e cozinhá-los em água e sal.
As alcachofras ao vinagrete, alho e óleo e recheadas são servidas inteiras. Comê-las é um pouco trabalhoso, o processo é desajeitado, mas vale a pena. Com os dedos, puxam-se as pétalas uma a uma, e leva-se à boca para raspar com os dentes a base tenra. Na base da fruta, encontra-se a parte mais carnuda, que pode ser comida com garfo e faca.
O restante deve ser desprezado, pois é muito fibroso. Este ritual normalmente termina com um prato enorme de folhas raspadas, que vão para o lixo. Em ocasiões mais formais, recomenda-se que seja colocados na mesa um pequeno recipiente com água ( e a lavanda) ao lado de cada convidado para que eles possam lavar a ponta dos dedos de vez em quando.