Intestino: cólicas de abdominais (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Artemísia comum (Isopo santo), Capim-limão [erva-cidreira-capim] +, Casca-danta+, Cravo-de-defunto +, Cumaruzeiro +, Gengibre ++, Graviola ++, Manjerona [orégano] +, Pimentão ++SF, .
Sintomas e Causas : Dores de forte intensidade, as cólicas intestinais acontecem na região abdominal e são acompanhadas principalmente por diarréias e espasmos intensos, como se algo estivesse “se torcendo” dentro do abdome. É no intestino delgado que os alimentos são selecionados para absorção. O que não é aproveitado é empurrado na direção do intestino grosso, através do movimento peristáltico, involuntário e progressivo, próprio dos órgãos ocos que, por meio dessas contrações coordenadas e sucessivas, empurra o bolo alimentar para a frente. No intestino grosso se processa especialmente a absorção da água. A velocidade com que isso ocorre depende do tipo de alimentação. Alguns alimentos aceleram o processo e lesam a mucosa, causando diarréia. Outros retardam o trânsito dos alimentos. Comer em excesso pode alterar essas contrações (peristaltismo), que perdem a regularidade e se tornam espasmódicas, causando as cólicas intestinais. Nos recém-nascidos, é completamente normal que aconteçam cólicas intestinais como conseqüência da imaturidade do controle intestinal e do desconforto causado pela não eliminação dos gases produzidos pela fermentação do leite ingerido. Esses gases acabam presos no intestino, causando distensão e dor – a cólica.
Começa por volta da segunda semana de vida e desaparece por volta do terceiro mês. , O fator emocional, tanto em adultos como em bebês. é muito importante Nos recém-nascidos, quanto mais importância os pais dão à cólica, mais inseguros e angustiados ficam os bebês e mais forte e presente a cólica se torna. Nos adultos, há casos de crises de cólicas intestinais desencadeadas por situações de estresse, angústia e ansiedade. O tratamento inclui o uso de medicamentos como os antiespasmódicos, para relaxar a musculatura lisa da parede do intestino, regularizando as contrações espasmódicas. Se o seu intestino não funciona bem, não veja isso como algo natural. Se as fezes apresentam sangue ou muco, não perca tempo. Procure o mais rápido possível atendimento médico.
Fonte: http://www.boehringer-ingelheim.com.br/conteudo.asp?conteudo=875
.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Indicação especial fitoterápica: Alfavaca (Ocimum basilicum), uso interno, folhas, infuso (ver dados da planta).
(Dirceu); uso interno, folhas, ramos, decocto, infuso, tintura, cps em pó: Bálsamo-da-horta. No caso de preparados na forma aquosa usar: até 2 anos: 1 gota/kg; de 3 anos à 7 anos: uma colher de café; de 7 até 12 anos: uma colher de chá; mais de 12 anos : uma colher de sobremesa. Em todas as idades, usar 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições,”em estado de fome”, [prática que pode ser usada nas formulações aquosas] ou quando se fizer necessário.

Losna , mas que deve ser tomado com absoluto controle pois dependendo da dose pode ser alucinógeno!!!
Lorenzi indica: Falsa-noz-moscada (Alpinia zerumbet), faz-se um chá usando uma folha bem picada e colocada em água quase fervente, espera-se cerca de 30 minutos para esfriar e toma-se o chá produzido ao longo do dia como se fosse água pura.(o chá recém feito teve ter coloração amarelada e não rósea pois esta cor indica que houve oxidação de certos componentes e portanto deve ser desprezado;
(Teles: experiência pessoal, indica que em uma emergência de cólica aguda, o chá de coloração rósea poderá ter tomado -uma xícara de chá-, sem consequências indesejadas, depois produzir e tomar na coloração amarelada (o chá deve ser estocado na geladeira durante o dia).
Outra planta muito usada nas Guianas para cólicas é a Cana-de-macaco (Cosatus spicatus) usando-se 5-10 gr por xícara de água quase em fervura; dose até 3 xícaras até passar as cólicas

Dieta e Cuidados Recomendados : Dieta recomendada durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia.