Arrebenta-cavalo ou Maçã-do-diabo

Nome Científico: Solanum aculeatissimo

Orgão da Planta:

Frutos amarelo-avermelhado

Substância Tóxica:

Solanina (igual a do Solanum tuberossum – batata-comum).

Ação Tóxica:

Igual a da batata-comum.
Fonte: www.portaleducacao.com.br.
SOLANINA>>>
Em artigo publicado no portal especializado em nutrição NutriTotal, Alweyd Tesser, nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) explica que se trata de uma substância tóxica de sabor amargo.
Entenda os perigos da solanina

A solanina, conforme aponta a nutricionista, é um alcaloide: uma espécie de composto orgânico que funciona como mecanismo de defesa para a planta. Em humanos, a substância aparenta ter um efeito tóxico maior do que em outros animais. Os principais sintomas de sua ingestão costumam ser diarreias, vômitos e problemas gastrointestinais.

A ciência aponta que, em humanos, o composto se acumula em maior quantidade no fígado. Estima-se que, mesmo em indivíduos saudáveis, apenas 78% da substância é eliminada através das fezes e da urina no período de 24 horas após a ingestão. Isso sugere um perigo de acumulação, especialmente em pessoas com órgãos já intoxicados.

Dependendo do grau de intoxicação, a presença de solanina pode ocasionar perda de consciência, ansiedade, dificuldade de articular palavras, rigidez generalizada, espasmos nos dedos e, até mesmo, parada respiratória. São, de fato, sintomas assustadores. Mas isso não significa que você deve eliminar o tomate e a batata definitivamente da dieta.

ttps://www.tuasaude.com/dieta-da-batata-doce/
A dieta da batata doce ajuda a emagrecer porque essa raiz é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que funciona como uma fibra, não sendo degradado nem absorvido no intestino, fazendo com que menos calorias sejam ingeridas.

Além disso, a batata doce é rica em fibras, cálcio, potássio e vitamina A, nutrientes importantes para manter a saúde intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Esse legumes também apresenta baixo índice glicêmico, o que mantém a glicemia estável, impede a formação de gordura, diminui a fome e controla problemas como diabetes.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: