Unha-de-gato

Nome cientifico: Uncaria guianensis (Aubl.) Gmelin ; (Uncaria tomentosa DC.)

Sinonímia: Unha-de-cigana, carrapato-amarelo, garra-de-gavião, cat´s claw (inglês).

Composição Química: Alcalóides oxinddólicos, glicosídeos do ácido quinóvico.
....................................................
Folha de São Paulo, 14 de março de 2011,[Saúde] publicou o seguinte:
>Isopteropodina: ajuda o sistema imunológico
>Rincofllina: previne a formação de coágulos
>carragenina e outros glicosídeos: compostos anti-inflamatórios.


Dados para Cultivo

Propagação: semente e meios vegetativos

Espaçamento: planta nativa

Época de Plantio: planta nativa da Amazônia e América Tropical

Época Colheita: raiz, casca, folhas, ramos verdes finos: ano todo, principalmente nos períodos imediatamente antes ou no início do flore


Preparo e Conservação

Extrato Peso/Volume: 5


Uso Medicinal

Uso Principal:

Parte mais usada popularmente: casca
Em 1994, na Suíça, a OMS, reconheceu a Uncaria como “planta medicinal”, honra dada apenas a quina-quina (Cinchona calisaya), sendo o chá dos ramos mais finos, empregados para disenteria. Nas suas raízes e casca, seus compostos tem alcaloides com poder de estimular o sistema imunológico, sendo usado como coadjuvante no tratamento da AIDS, câncer. Sua maior potencialidade hoje, é sua ação como anti-inflamatória, tendo o mais potente anti-inflamatório encontrado em plantas (glicosídeo do ácido quinóvico), com grande eficácia em cerca de 70% dos casos aonde foi aplicada. Outros estudos provam ter outros alcaloides com ação vasodilatadora e hipotensiva.
………………………………………………
Folha de São Paulo, 14 de março de 2011,[Saúde] publicou o seguinte:
>esta planta esta sendo muito pesquisada [após seu uso popular ter indicado sua eficiência] pelas universidades federais de São Paulo [Unifesp] e do Maranhão [Ufma],para melhorar os sintomas da doença ENDOMETRIOSE. [ver dados desta patologia em DOENÇAS, neste site. Também deverá ser definida a dose ideal para cada paciente. No comercio atualmente, existem cápsulas de 150 mg, feitas a partir da casca da planta.
Antes mesmo dos resultados do estudo clínico, a unha-de-gato tem sido prescrita a pacientes da Unifesp, que já usaram, sem sucesso, drogas hormonais ou para aquelas que não podem asr esse tipo de medicamento.
“os relatos de melhora dos sintomas, principalmente da dor, surpreendem. Os pesquisadores não sabe ainda se poderá ajudar as mulher com dificuldade de engravidar.
O ginecologista Carlos A. Petta, professor da Unicamp, diz que, do ponto de vista conceitual, a unha-de-gato pode melhorara dor de qualquer processo inflamatório.

Uso Normal:

Parte usada: casca.
Planta usada há cerca de 2000 anos pelos indígenas do Peru e da Amazônia, para: asma, artrite, reumatismo, anti-inflamatório do trato urinário, purificador dos rins, ferimentos profundos, inflamação de úlceras gástricas, dores nos ossos e ajuda no câncer.

Características: Nativo da Amazônia ocidental , principalmente partes central e noroeste, em alagadas ou não, tendo mais de 50 espécies do gênero Uncaria. Sendo a Uncaria tormentosa uma das mais usadas dentro e fora do Brasil por seus efeitos medicinais. Sua diferença da U. guianensis é por ter espinhos menos curvos, hastes mais anguladas e folhas um pouco menores. Quando adulto, é um arbusto forte e robusto, com poucos ramos, com folhas perenes (perenifólio), com ramos trepadores com espinhos na forma de gancho nas axilas foliares, sendo que os ramos crescem muito tendo até metros de extensão quando formam touceiras, tem folhas simples, pecioladas, membranáceas, com inflorescências na forma de glomérulos axilares, pedunculados, forma globosa, flores branco-amareladas.
É um cipó de madeira larga.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: