Trigo (de sequeiro) –

Nome cientifico: Triticum aestivum L.

Sinonímia: Cultivares: Vale do Paranapanema, Anahuac, BR 18, IAC 24, Tucuruí, Centenário, Curumi, Anhumas, Yaco, Marruá, Igapó, Panda,

Composição Química:

Botsaris: amido, vitaminas do complexo B [niacina, tiamina, riboflavina, ácido pantotênico, piridoxina], sitosterol, glicídeos, lecetina, alantoina, enzimas (diastases), aminoácidos [arginina, valina].


Dados para Cultivo

Propagação: sementes: 100-120 kg/ha

Espaçamento: entre linhas: 20 cm; 70-80 sementes/m

Época de Plantio: depende da região: março, a maio

Época Colheita: grãos leves: agosto a setembro (100-120 dias de ciclo)


Informações Gerais

Contra Indicações:

www.plantamed.com.br: Contra-indicações/cuidados: o farelo de trigo é contra-indicado para pacientes com absorção intestinal deficiente, úlceras estomacais, do duodeno, apendicite, tuberculose mesentérica.

Teles: o trigo com seus diferentes usos como farinha[pães; massas; tortas, etc], apesar de ser extremamente desejável, aumenta perigosamente o índice glicêmico dos diabéticos devendo ser consumido com rigoroso controle pelos mesmos

Valor Alimenticio:

O germe de trigo é fonte natural de aminoácidos, minerais, e vitaminas, sendo ótimo para o desenvolvimento infantil. O trigo integral é muito nutritivo e rico em substâncias excenciais. O farelo de trigo é uma alimento energético de fácil assimilação, recomendado para crianças, velhos, convalescentes, debilidade, raquitismo, anemia. Remineraliza o organismo, fortalece o sistema nervoso e aumenta a secreção láctea.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Botsaris: indica o uso de grãos leves, em decoção, dose: 9-30 gramas, para: sudorese excessiva; energia do rim; enurese noturna [“sonhos molhados”], acalma a mente [pensamentos repetitivos estressantes, diurnos e principalmente, noturnos], instabilidade emocional; palpitações, irritabilidade, sensação de opressão torácica. Pesquisas científicas comprovam: efeito sedativo, efeito anticonvulsivante [uso contra convulsões febris na China].

Uso Normal:

Grãos, uso interno, grãos inteiros cozidos, ou farelo semitorrado: convalescença, anemia, hipotensão, desnutrição, afecções cardíacas e circulatórias, gases intestinais, intestino preguiçoso, prisão de ventre, auxiliar no tratamento da obesidade. Uso externo, água do cozimento do farelo, banhos locais, 2 vezes ao dia.
Gérmen de trigo: é a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, é uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosismo. Tem inositol, presente nas membranas celulares como fosfatidilcolina, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina. “Também carrega o ácido pantotênico, a vitamina B5 ou vitamina anti-estresse que atua na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais”, aponta a nutricionista.

http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11105-Inclua-no-cardapio-10-alimentos-que-te-deixam-mais-feliz.htm#fotogaleria=7

Uso Normal:

Botsaris indica como efeito sedativo uma mistura de semente de trigo, com Raiz de Glycyrrhiza uralensis e fruto de Ziziphi jujubae. Pesquisas recentes indicam que este efeito deve ser por causa da inibição do fluxo de cálcio, potássio e sódio transmembrana, reduzindo a excitabilidade dos neurônios.

Foto:

Foto 2: