Tanchagem

Nome cientifico: Plantago spp; P.major (L.) Bert. ex Barm.- P. lanceolada Hook.- P. australis Lam. P. ovata

Sinonímia: Tansagem, tanchagem-maior, tranchagem, plantagem, sete-nervos, tançagem, tanchagem-média, tanchás, transagem.
A Plantago ovata é uma planta medicinal, também conhecida por Psylium, que pode ser utilizada para diversos problemas de saúde, como colesterol alto e prisão de ventre.

A Plantago ovata cujo nome científico é Psyllium, pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Composição Química: Flavonóides, esteróides, mucilagens, taninos, saponinas, ácidos orgânicos, alcalóides (plantagonina, indicaina). Heterosídeos (aucubegenina), glicosídeos (aucubina), alantoina, ácido clorogênico e ursólico.


Dados para Cultivo

Propagação: sementes

Espaçamento: 30 x 30 cm (canteiros), após após primeiro cultivo: planta expontânea

Época de Plantio: com irrigação: ano todo

Época Colheita: planta toda: ano todo; sementes e flores: período florescimento


Informações Gerais

Contra Indicações:

Até a dosagem de 25 g por litro de água é completamente isenta de toxidade. Dr Botsaris diz que a substancia Plantaginina em doses terapêuticas causa bradicardia, aumentando o inotropismo de a PA. Doses tóxicas causam arritmias, diminuição a PA e inotropismo cardíaco, dose muitos altas podem causar parada cardíaca.

Valor Alimenticio: www.cotianet.com.br: Usa-se a tanchagem sob forma de bolinhos e em refogados, feitos como os de couve, e que acompanham carnes em geral; pode entrar também no recheio de omeletes, fritadas, pastéis e rocamboles. Para isso utilizam-se as folhas mais novas, mais tenras, retirando-se o fio central das mesmas mais vigoroso.Bolinho de tanchagem: 1/2 maço da erva, 2 ovos, 3 col de sopa de farinha, água ou cerveja o suficiente para amolecer a massa, sal, óleo para a fritura. Cortar a tanchagem bem fina e junte os ovos, previamente batidos com a farinha, adicionando a água ou cerveja e o sal. Em seguida, frite em óleo bem quente.

Observações: A Plantago ovata é uma planta medicinal, também conhecida por Psylium, que pode ser utilizada para diversos problemas de saúde, como colesterol alto e prisão de ventre.
A Plantago ovata cujo nome científico é Psyllium, pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.


Preparo e Conservação

Extrato Peso/Volume: 15


Uso Medicinal

Uso Principal:

Específica nos xaropes de bronquite e de garganta. Uso interno, infusão, 1 xícara de café de material seco e moído, planta toda, em 0,5 litro de água: anti-inflamatório por excelência, nas infecções das vias respiratórias superiores, aftas, amígdalas irritadas, inflamadas; garganta irritada, inflamada, bronquite crônica, auxiliar no tratamento de úlceras pépticas, osteoporose. Pode ser usada, nas forma de chá, com pouco de sal para gargarejos, 3 vezes ao dia, para amigdalite, faringite, gengivite, estomatite, traqueite, para aliviar as vias respiratórias dos fumantes. É considerada, diurética, anti-diarreica, expectorante, hemostática, cicatrizante. São usadas as sementes e flores para a conjuntivite e irritações oculares devido a traumatismo. Como laxante e depurativo recomenda-se tomar os chá de suas sementes, na dose de 1 colher de sopa de sementes em 1 copo de água sem cloro, deixada em maceração durante a noite. Para acne e espinhas aplica-se localmente seu chá feito com 2 colheres de sopa com suas folhas picadas fervendo-as por 15 minutos. É usado no Caribe para tratar hipertensão e inflamações.

Uso Normal:

Uso interno, infusão, planta toda, (ver dose recomendada Uso Principal): reumatismo, amigdalite, infecções da garganta, da boca, dores do nervo ciático, anti-séptico das vias intestinais, inflamação do útero e/dos ovários.
Botsaris apresenta os seguintes estudos farmacológicos:tratamento da cápsula articular principalmente pós luxação; diarreia aquosa [com água em crianças]; má posição fetal; efeito diurético; efeito uricosúrico [secreção urinária do ácido úrico]; gota; efeito anti inflamatório; efeito no peristaltismo intestinal [efeito laxante, prisão-de-ventre]; efeito anti ulceroso gástrico; proteção da mucosa gástrica; renovação de mucosas.

Uso Normal:

Nas Guianas os indígenas usam o decocto de suas flores misturando-as com erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides), para problemas menstruais.

Características: Origem européia mas completamente aclimatada em todas regiões do Brasil, podendo tornar-se até invasora tamanha sua proliferação por sementes. Planta herbácea, com até 25 cm altura, vivaz, caule não aparente, folhas recortadas saindo próximo do solo, na forma de ramalhete, pecíolos longos, bordas levemente recortados, ondulados, forma ovalar, com nervuras curvilíneas, mais aparentes na face basal, cor verde-cana fraca, flores bem pequenas, cor branco-amareladas, reunidas em espigas, com ráquis atingindo até 40 cm, raiz fasciculada, frutos tipo cápsula.

Tanchagem é o nome dado no Brasil a algumas das espécies do gênero Plantago. Especialmente são tanchagens aquelas que apresentam a característica das 7 veias na folha - as mais usadas - mas, é preciso saber que o gênero Plantago tem 158 espécies confirmadas. www.greenme.com.br/usos-beneficios/4867-tanchagem

Foto:

Foto 2:

Foto 3: