Sálvia –

Nome cientifico: Salvia officinalis, L.

Sinonímia: Salva, sabiá, chá-da-frança, chá-da-grécia, erva-sagrada, salva-comum, salva-das-boticas, salva-de-remédios, salva-dos-jardins, salva-ordinárias, sálvia-comum, salva-ordinária,salveta. [Ufla; Lorenzi]

Composição Química:

Óleos essenciais ricos em terpenos: tuiona 50% e 15% de cineol, cânfora, borneol, ácido ursulcólico, taninos, glicosídeos, diterpênicos, flavonoides, ácido rosmarino, substância estrogênica, saponinas, substância amarga.
UFLA- FAPEPE- Dr Pinto et alli


Dados para Cultivo

Propagação: cultivo comercial sem dados, provável por sementes

Espaçamento: sem dados, pode ser ornamental

Época de Plantio: sem dados; com irrigação: ano todo

Época Colheita: folhas e flores: em estufas: ano todo


Informações Gerais

Contra Indicações:

Não deve ser usado por gestantes ou por mulheres em idade reprodutiva sem exame de gravidez recente, pois pode ser abortiva. Não se deve usa-la por períodos longos e por pacientes epiléticos. Pode provocar bradicardia. Tóxica para o sistema nervoso, pela alta concentração de tuiona, podendo inclusive causar convulsões em crianças predisponentes. Diminui a secreção láctea e é contra-indicado na gravidez. (Dr. Ferro)

Abortiva, genotóxica    Elbetieha,(Pharmacia Brasileira – jun/jul 2002)

Observações:

A planta Salvia, pela Anvisa, foi proibida de ser USADA COMO MEDICINAL.
FONTE: REVISTA FORUM


Preparo e Conservação

Extrato Peso/Volume: 10


Uso Medicinal

Uso Principal:

No caso de vômitos, tomar 1 xícara de chá [infusão] antes e após o almoço.

Uso Normal:

Segundo Balmé: na asma: esmagar folhas em pilão, secar, fazer cigarros de palha, que serão fumados nas crises de asma; inflamação da boca, estomatite: decoto de folhas (50 g/litro), esfriar, filtrar e beber 4 xícaras/dia e fazer bochechos; reduz folhas secas à pó, e misturar 50 g com 80 g de mel, tomar uma colherinha pela manhã e à noite antes ir se deitar;dor de garganta.

Na ilha grega de Icaria, é usado fartamente um chá composto da sálvia, juntamente hortelã-rasteira e alecrim, adoçado com mel e com pequeno consumo de qualquer tipo de carne com muito uso de azeite de azeitona. Esta ilha é famosa por manter uma população bastante longeva e com boa saúde até idade avançada.

[fonte: TV Globo, julho de 2014]

Uso Normal:

Coqueluche, ferver 40 g folhas de sálvia com 20 g de folhas de batateiro, em 1 litro de água sem cloro, com 100 g de mel. Tomar uma xícara a cada 3 horas.

Características:

Planta com grande aroma, herbácea perene, ereta ou desincumbentes, ramificada, com aspecto de touceira na base, folhas simples, denso-pubescentes, flores não muito fáceis de aparecer nas nossas condições, de cor violácea, em espigas terminais, Conhecida desde a Idade Média, originária do Mediterrâneo, trazida para o Brasil pelos colonizadores provavelmente.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: