Panaceia [Panax gingseng]

Nome cientifico: Penax quinquefolium

Sinonímia: Cinco-folhas, tarumã, azougue-dos-pobres, braço-de-preguiça, barba-de-são-pedro, erva-carneira, mão-de-onça.
>>Penax quinquefolium Além de P. ginseng, muitas outras plantas também são conhecidos como ou confundidas com a raiz de ginseng. Os exemplos mais comuns são xiyangshen, (Panax. quinquefolius), ginseng-japonês (Panax japonicus), (Pseudostellaria heterophylla) e ginseng-da-sibéria (Eleutherococcus senticosus). Apesar de todos serem chamados de ginseng, cada planta tem diferentes funções distintas. Entretanto, as plantas que correspondem ao ginseng verdadeiro pertencem apenas ao gênero Panax.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ginsenghttps://pt.wikipedia.org/wiki/Ginseng
Ginseng ou jinsém se refere a uma ou mais espécies de plantas do gênero Panax usadas como erva medicinal como as espécies Panax ginseng, Panax japonicus etc, consideradas como "ginseng verdadeiro"


Dados para Cultivo

Propagação: rizomas

Época de Plantio: com irrigação ano todo; sem irrigação: início verão chuvoso.

Época Colheita: folhas: ano todo


Informações Gerais

Contra Indicações:

Emenagoga, abortiva, (Pharmacia Brasileira – jun/jul 2002)

Huang, (Pharmacia Brasileira – jun/jul 2002)


Uso Medicinal

Uso Principal:

Na forma de decoto das folhas é poderoso diurético.

O ginseng possui propriedades estimulantes e revitalizantes, podendo ser usado para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, cansaço físico e mental, bradicardia, impotência sexual, depressão e arteriosclerose, além de regular a pressão sanguínea.

O ginseng coreano ou chinês, chamado cientificamente de Panax ginseng, é estimulante e serve para tratar problemas circulatórios. Já o ginseng americano, chamado cientificamente de Panax quinquefolius, tem efeito contrário e é calmante sendo útil para controlar

o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão.

O ginseng indiano melhora a circulação sanguínea sendo útil para melhorar o contato íntimo e, além disso, pode ser usado para prevenir ou ajudar no tratamento contra o câncer. o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão.

O ginseng indiano melhora a circulação sanguínea sendo útil para melhorar o contato íntimo e, além disso, pode ser usado para prevenir ou ajudar no tratamento contra o câncer.

 

Uso Normal:

Folhas, uso interno, decoto, dose normal: afecções da pele, eczemas úmidos e secos, urticária, furunculoses, doenças venéreas, reumatismos, distúrbios uterinos, afecções vesicais e uretrais, obesidade.
Dose normal : 3 a 5 xícaras diárias; tomar o chá preparado no mesmo dia, evitando-se guarda-lo de um dia para outro; as dosagens para crianças devem ser a metade da dos adultos. Ver detalhes no Glossário.
https://www.tuasaude.com/para-que-serve-o-ginseng/https://www.tuasaude.com/para-que-serve-o-ginseng/

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: