Neen (Indiano)-

Nome cientifico: Azadiracta indica

Sinonímia: NEEN INDIANO (Azadiractha Indica) O Neen Indiano pertence a família das meliaceae, a mesma do mogno e do cedro. Neem.www.plantasmedicinaisefitoterapia.com › Ervas Medicinais


Dados para Cultivo

Propagação: Sementes.

Época de Plantio: Verão chuvoso.

Época Colheita: Folhas e cascas no período de vegetação, logo após o período de florescimento; as sementes após maturação dos frutos.


Informações Gerais

Contra Indicações:

O uso do neem-indiano é contraindicado para crianças, velhos e pessoas fracas. É considerada uma planta segura e tem uma história longa de utilização, no entanto, o uso interno por muito tempo pode resultar em anemia, fraqueza, perda de apetite e perda de peso.

Efeitos colaterais da Neem Os efeitos colaterais da Neem incluem alterações na função da tireoide e problemas de fígado, quando consumida em excesso. Neem.www.plantasmedicinaisefitoterapia.com › Ervas Medicinais


Preparo e Conservação

Forma Preparo: Óleo das sementes, para cremes, gel, etc.; folhas para extratos etanólicos.


Uso Medicinal

Uso Principal:

É considerada a “ árvore da vida”, devido as propriedades medicinais e terapêuticas encontradas nas sementes; folhas e casca. Já é comprovado que as propriedades inseticidas e bactericidas encontradas no neen, combate a mais de 400 tipos de pragas e insetos existentes na natureza.Na indústria farmacêutica, é utilizado para produção de creme dental; samphoo; sabonetes; óleos; gel; cremes para pele; etc.

-A Neem serve para ajudar no tratamento de acne, alergias de pele, artrite, bronquite, câncer, catapora, colesterol, conjuntivite, corrimento, diabetes, dor de ouvido, dor de dente, encefalite, dor de cabeça, enxaqueca, febre, gripe, resfriado, problemas de fígado, infecções urinárias, tuberculose, vermes e problemas de rins.Propriedades da Neem: incluem sua ação anti-séptica, antibiótica, antipirética, antiparasitária, espermicida, estimulante, calmante, fungicida, tônica e adstringente.Modo de uso da Neem As partes utilizadas da Neem são sua raiz, folhas, flores, óleo de fruta e casca.Chá para diabetes: colocar 5 gramas de folhas da planta em 1 litro de água e deixar ferver por 20 minutos. Depois deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 3 xícaras por dia

.Neem.www.plantasmedicinaisefitoterapia.com › Ervas Medicinais

Uso Normal:

Na fitoterapia popular é recomendada para cremes que protegem a pele de queimaduras de radiação {radioterapia}

Uso Normal:

em cremes usando-se o óleo das sementes, associado com Barbatimão [casca] e confrei [folhas] para evitar queimaduras por radioterapia.

Características:

São árvores frondosas, podendo atingir até 30 m de altura e 2,5 m de circunferência, nativo de todo Subcontinente Indiano, é resistente a seca , mas a precipitação ideal para seu crescimento está entre 800 a 1800 mm anuais, desenvolve-se melhor em solos arenosos profundos e bem drenados, prefere solos com pH entre 6,2 a 7,0, é exigente em boro, zinco e potássio, é muito exigente em luz, desenvolve-se melhor até altitudes de 700 m. É utilizada a mais de 2000 anos na Índia para controle de insetos pragas( mosca branca, minadora, brasileirinho, carrapatos, lagartas e pragas de grãos armazenados), nematoides, alguns fungos, bactérias, na medicina humana e animal, na fabricação de cosméticos, reflorestamento, como madeira de lei, adubos, assim como no paisagismo.O NEEN INDIANO produz madeira de excelente qualidade, as propriedades da madeira do neen se parece com as do mogno, produz madeira pesada, mas fácil de trabalhar, polir e colar. É usada na fabricação de móveis, na fabricação de carroças, ferramentas manuseáveis e implementos agrícolas, sua madeira é resistente ao ataque de cupins e a formigas brancas.Na pecuária é usado para controle de verminoses; carrapatos ; bernes e mosca do chifre, etc. Na agricultura, sua ação é comprovada para o combate de mais de 400 tipos de pragas e insetos. AS PRINCIPAIS AÇÕES DO NEEN :a)-anti-alimentícia para inseto ou repelência)-interrompe o crescimento do inseto por provocar distúrbios na ecdise(troca de pele dos insetos)c)-provoca distúrbios fatais nos insetos adultos, caso as fases jovens se alimentem de plantas tratadas)-diminui a postura e mata os ovos dos insetos)-nematicida, reduz a população de nematoides fitófagos)-fungicida( por exemplo, faz o controle da ferrugem do feijoeiro, 95% com extrato de folhas))-bactericida, inibe o crescimento de algumas espécies de bactérias. Deve ser salientado que o princípio ativo do neen, não provoca a morte imediata do inseto, mas a interrupção de seu crescimento e consequente diminuição da população da praga, se enquadrando perfeitamente no conceito de controle biológico.O NEEN INDIANO é uma espécie muito indicada para consórcio com outras espécies de madeiras nobres, como por exemplo, podemos citar: o mogno nacional; o mogno africano; o cedro australiano; o cedro indiano; o eucalipto citriodora e o pau-d’alho,etc. Pode ser utilizado com sucesso para o sombreamento de lavouras cafeeiras, consórcio com LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA. Sua expectativa de corte para serraria, é a partir de 15 anos.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: