Lúpulo

Nome cientifico: Humulus lupulo L.

Sinonímia: {Moráceas]

Composição Química:

Seu extrato aquoso de flores [5%] apresenta Humulona e Lupulona [dose de 200mg/kg]


Informações Gerais

Valor Alimenticio:

Entra na produção artesanal e industrial da tradicional cerveja

Todo bom apreciador de cerveja sabe que a bebida é feita basicamente de água, malte, lúpulo e levedura. O que muitas pessoas não sabem é qual exatamente é o papel do lúpulo na formulação de cervejas.

Nessa composição, o lúpulo exerce papel essencial por conferir o amargor e o aroma a muitas cervejas. A forma de utilização do lúpulo no processo produtivo varia de acordo com o estilo de cerveja fabricada, já que a quantidade e sua característica alteram o aroma e sabor do produto final.

O lúpulo é uma planta que pertence à ordem Urticaceae, da família Cananbinaceae e gênero Humulus. Seu nome científico é Humulus Lupulus.

Os componentes do lúpulo mais importantes para o processo cervejeiro são os óleos essenciais, os polifenóis e as resinas.

No processo de produção de cerveja, após a mistura e filtração do mosto, é iniciada a fervura. Nesta etapa é adicionado o lúpulo ao mosto cervejeiro. A principal finalidade da fervura é conferir o amargor do lúpulo à cerveja, e isto se dá através das resinas que são as substâncias que conferem amargor à cerveja.

Durante a fervura ocorre à reação de isomerização do lúpulo, que transforma compostos menos solúveis (alfa-ácidos) em compostos mais solúveis (alfa-iso-ácidos). Por serem mais solúveis que os alfa-ácidos, os alfa-iso-ácidos conferem amargor em maior intensidade à cerveja.

Já os óleos essenciais são responsáveis por conferir ao mosto e à cerveja os aromas do lúpulo. Como os óleos essenciais são compostos voláteis, durante a fervura do mosto a maior parte destes óleos essenciais é eliminada. É por este motivo que a adição de lúpulo no mosto é feita em dois momentos principais:

– No início da fervura, para se extrair o máximo possível de amargor do lúpulo
– Ao final da fervura, para extrair e “armazenar” os aromas do lúpulo

Já os polifenóis contidos no lúpulo influenciarão o paladar e o corpo da cerveja, além de possuírem efeito antisséptico e bacteriostático, o que auxilia no aumento do tempo de prateleira da cerveja.
Deu pra ver a importância que o lúpulo tem na cerveja?
Além destes temas a Escola Superior de Cerveja e Malte abordará vários outros no curso de Segredos do Lúpulo.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Seu uso diminui em 50% o teor de açúcar no sangue em cerca de 6 horas
[www.portaleducacao.com.br]

Foto:

Foto 2:

Foto 3: