Nome cientifico: Artocarpus inegrifolia
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Jaca da bahia; jaqueira, jackfruit, jacquier.
Composição Química:
Contem Vit. A , Vit. B1 (Tiamina), Vit. B2 (Riboflavina), Vit. B5 (Niacina), Vit. C (Ácido ascórbico), potássio, fósforo, cálcio, sódio, ferro, magnésio, silício.
A composição da polpa do fruto, por 100 gramas, é: água 84%, carboidratos 18,9g., proteína 1,9g., gordura 0,1g., fibra 1,1g., cálcio 20mg., fósforo 30mg., ferro 0,5mg., Vit A 540 U.I., tiamina 30 U.I.; a semente contem 6,6% de proteínas e 25,8% de carboidratos.
Dados para Cultivo
Propagação: sementes e mudas (produzem mais rápido)
Espaçamento: pomares caseiros: 8 x 8 m ou 10 x 8 m
Época de Plantio: início período chuvoso; com irrigação: ano todo
Época Colheita: casca e raiz: ano todo; fruto, caroço: frutificação (depende região)
Informações Gerais
Valor Alimenticio:
Riquíssima em princípios sacarinos, é fruta hidrocarbonada por excelência. É fonte regular de ferro e cálcio,vitaminas complexo B.
Uso Medicinal
Uso Principal:
A professora Maria Cristina Roque Barreira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP-RP) começou a testar o uso de substâncias da semente da jaca como anti-inflamatório.
E teve uma enorme surpresa ao descobrir o KM+, uma proteína que estimula uma impressionante regeneração de queimaduras.
“A partir do estímulo com a proteína KM+, os glóbulos brancos contidos na corrente sanguínea vão para os focos de inflamação. Foi uma surpresa. Eu diria que é melhor do que uma cicatrização mais rápida”, avalia a professora.
fonte: http://fotolog.terra.com.br/ivanmauricio:541
Uso Normal:
Combate a tosse de qualquer natureza na forma de fruto e xarope. Os caroços são para disfunção intestinal. Raiz como antiasmática. Casca com aplicações contra diarreia.
Características:
É árvore de porte ereto, elevada (atinge 20 a 25m. de altura), tronco com diâmetro acima de 1m., tem copa densa e irregular com folhas verde-escuras coriáceas e brilhantes. As flores, sem pétalas, agrupam-se em inflorescências masculinas e femininas localizadas no tronco e ramos mais grossos. O fruto composto – a jaca é formado pela reunião de frutos simples, soldados em torno de um eixo central; é um sincarpo, com formação globosa, oval ou alongada, tem comprimento em torno de 70cm. e peso de até 40Kg.. Maduro a sua casca tem cor amarelo-acastanhada e aroma peculiar e forte. As sementes numerosas – até 500 unidades por fruto – são envolvidas, individualmente, por uma polpa (bago) amarela, visguenta, aromática, sabor doce, de consistência mole a dura. A planta é melífica.
Os tipos – variedades – mais cultivados da jaqueira são: jaca-dura (com frutos grandes-15,30, 40Kg.- e bagos de consistência rígida); jaca-mole (frutos menores, bagas doces com consistência mole) e jaca-manteiga (com bagos adocicados e de consistência intermediária) é comum no Rio de Janeiro.
fonte: http://www.seagri.ba.gov.br/jaca.htm
——————————————————
Foto:
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
No comments yet.