Goiabeira

Nome cientifico: Psidium guayaba; P. guajava; P. pomiferum

Sinonímia: Araçá-das-almas, araçá-goiaba, araçá-guaçú, araçá-guaiaba, araçú-guaçú, araç´-uaçú, gioaba, gioaba-branca, gioaba-comum, gioaba-pera, giaoba-vermelha, guaiava, guaíba, guava.

Composição Química: Vit. A, Vit. B1, Vit. B2, Vit B5, Vit. C. Contem potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro, óleo volátil rico em bisaboleno e outos sesquiterpenos, alem dos acetais dietoximetano e dietoxietano que dão aroma aos frutos, ácido linolêico nas sementes, taninos elágicos(peduncolagina e guavinas, beta-sistosterol, tripernóides e com antidiarréica: quercetina e arabino-quercetina.


Dados para Cultivo

Propagação: sementes, mudas enxertadas

Espaçamento: indústria: 5x8 ou 7x7 m ; para mesa: 5x6 m

Época de Plantio: início das chuvas

Época Colheita: brotos: vegetação; frutos: janeiro a abril; folhas: ano inteiro


Informações Gerais

Contra Indicações:

Teles: como a produção desta fruta tem exigido muitas pulverizações de defensivos, recomendamos que antes do seu consumo, as mesmas sejam mergulhadas em uma calda de 1 colher de cal (se possível virgem) para cada litro de água. Pressionar as frutas com uma peneira para forçar que todas fiquem mergulhadas na calda, por cerca de 20 minutos. Lavar e consumir.

Esta mesma técnica pode ser usada, substituindo o cal por enxofre (em pó) com os mesmos resultados finais.

Plantas ricas em tanino, podem se combinar com proteínas alimentares, impedindo ação de proteases, e dificultando a digestão. Em altas doses ou uso prolongado, os taninos podem causar hepatotoxidade. Exemplos de plantas ricas em tanino : Noguera; Barbatimão; Goiabeira; Carvalho. (Dr. Ferro).

Valor Alimenticio: É riquíssima em vitaminas. O conteúdo de Vit C vai descendo de fora para dentro do fruto. Na goiaba desidratada o nível de Vit. C é elevadíssimo (300 a 400 mg/ 100 g fruta fresca). O teor é maior no fruto verde ou maduro duro do que no maduro mole. 80% do ferro esta nas sementes. Na goiabada e não nas compotas seu valor vitamínico se conserva (dependendo da sua qualidade, melhor as domésticas que as industriais). Na forma natural em fruta, sucos, refrescos, saladas etc., é preferível.
www.portalnatural.com.br: A goiaba é verdadeiramente útil à nossa alimentação pelos elementos nutritivos que oferece. Contém, como já mencionamos, cálcio, fósforo e ferro. Possui também as vitaminas A, B1, B2 a alto teor de vitamina C, cuja proporção é diferente em cada variedade de goiaba.
A goiaba poderá conservar boa parte desse teor vitamínico se na sua preparação forem observadas certas normas indispensáveis. O mesmo não se dá com outros doces de goiaba (geléia, goiaba em calda), que são pobres em vitamina C. A goiaba cristalizada perde quase toda a vitamina C. As preparações domésticas da goiaba apresentam maior proporção de ácido ascórbico que as industriais.
A nossa preferência deve ser sempre sobre a goiaba ao natural, apesar de ser bastante usada em forma de goiabadas, doces em calda e geléias.



Uso Medicinal

Uso Principal:

Antidiarreica, folhas e casca, brotos novos [princípio ativo; tanino], 5 gramas por copo água, adulto: 3 xácaras de xá por dia, crianças: 3 xícaras de café ao dia.    Como seus brotos novos (“olhos”) contem seus princípios medicinais mais ativos, deve-se poda-la freqüentemente para estimular sua brotação e rega-la para tanto.

Uso Normal:

A fruta madura, comida à vontade ajuda na tuberculose incipiente, promove o metabolismo das proteínas (principalmente na convalescência), ajuda os desnutridos, previne a acidez e fermentação de açúcares na digestão. As folhas em decoto contra hemorragias uterinas, incontinência da urina, inchaço das mãos e pés, cólera infantil, gastroenterite (30 gr/ litro de água).

Uso Normal:

Juntamente com Paratudo, funcho e Bardana, atuam na colite e colite ulcerativa.
www.portalnatural.com.br:Incontinência da urina: Tomar o chá da folha tenra de goiabeira. É indicado especialmente para crianças. Mas não tomar próximo à hora de dormir. Se a criança for nervosa, acrescentar à este chá um pouco de valeriana ou camomila.
Inchação das pernas e pés: Tomar o chá da folha da goiabeira. Para produzir melhor resultado, acrescentar cavalinha (erva) a este chá.

Características: Pequena árvore quando adulta de cerca de 6 m altura; folhas opostas, oblongas, subcoriáceas, aromáticas, flores brancas, isoladas ou em pequenos grupos nas axilas da folhas, fruto tipo baga, com polpa comestível adocicada, tem sementes pequenas e bem duras. Nativa da América do Sul, mas não se adapta bem no sul do continente abaixo do Paraná, sendo conhecida diversas variedades que variam pela cor de sua polpa sendo de vermelha a branca.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: