Nome cientifico: E. globulus Labill. Eucalyptus citriodora Hook.
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Árvore-da-febre, comeiro-azul, gomeiro-azul, mogno-branco eucalipto-limão, eucalipto-cheiroso.
Composição Química:
Óleo essencial : eucaliptol (1-8-cineol), macroscarpal A, macrocarpais A e D, e A e E, cineol, monoterpenos, sesquiterpenos, álcoois, cetonas, aldeidos, éteres, quercetina, taninos, flavonóides, triterpenóides pentacíclicos, ácido gáalico, glicólico, e glicérico, glicosídeos flavônicos, campferol, composto dicetônico e macrocarpais
Dados para Cultivo
Propagação: sementes e mudas de ramos enrraizados (clones)
Espaçamento: 3 m (linhas duplas com 1 m ) e 1 m entre plantas
Época de Plantio: com estufas e canteiros irrigados: ano todo, campo: outubro-novembro (5000 mudas/ha)
Época Colheita: folhas: ano todo; resina natural: inverno seco
Informações Gerais
Contra Indicações:
Ao ser substituída por plantas do gênero Lippia microphylla, planta silvestre muito comum no nordeste, na forma de inalações deve-se tomar muito cuidado com as crianças, pois pode ocorrer espasmo da glote, que é um fechamento rápido da garganta impedindo a entrada do ar, por um forte processo alérgico que algumas pessoas podem ter. Deve-se fazer um pequeno teste para comprovar este fato.
Dr Andrews Cavalliere>> a ingestão do óleo de eucalipto pode ser Fatal !!!!
Uso Medicinal
Uso Principal:
Tanto o óleo essencial como o extrato aquoso das folhas podem ser ativos contra Staphylococcus aureus, sendo usados em laringite, tendo atividade antibacteriana, sendo que o composto macrocarpal A e E, podem atuar nas atividades anti HIV-Rtase (ajuda tratamento de AIDS).
Uso Normal:
Uso interno, infusão, 50 gramas de folhas picadas em 0,5 litros de água, dois minutos: tosse, bronquite, resfriado, gripe, febre, dores do nervo ciático; tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia. Contra sinusite e como descongestionante nasal: ferver por 2 minutos numa panela 4 colheres de sopa de folhas em 1 litro de água, inalar os vapores. Repetir o tratamento 3 vezes ao dia. Em inalações, usar 5 folhas picadas colocadas em uma xícara de água fervente, e fazendo-se um funil de papel, respirar os vapores emitidos, aplicados em casos de gripe, congestão nasal,
. O uso do Eucalyptus citriodora (que tem cheiro de limão) não se justifica pois não contém cineol e sim citrolelal que tem propriedades medicinais bem diferentes.
Segundo Machadino, uso na alergia provocada por planta.
———————————————————————————–
Dr Andrews Cavalliere coloca mais alguns usos fitoterápicos para esta planta : antisséptico; estimulante do fluxo sanguíneo local; analgésico; expectorante forte; repelente de insetos. infecções respiratórias; febre; bronquite; coadjuvante de antibióticos na pneumonia; ação levemente anestésica; dor na rigidez das articulações; secreção sinusite; dor de ouvido;
Características:
Originário da Tasmânia, e provavelmente da Austrália, foi introduzido no Brasil com muito sucesso e é plantado em grandes maciços florestais para produção principalmente de papel e celulose. Atualmente é muito utilizado para ser cortado, moido, transformado em toletes e queimados nas usinas sucro-alcooleiras, para produzir energia-elétrica para ser transportada pela rede de distribuição para seu uso genérico, representando uma fonte crescente de fornecimento durante 9 meses de energia de baixo custo comparada com as termo-elétricas. Quando adulta é uma árvore de grande porte chegando a atingir 30 metros, com folhas coriáceas, opostas, sendo que as dos ramos jovens são mais largas e as dos ramos velhos são estreitas e recurvadas, as flores são axiliares às folhas, os frutos são operculados com muitas sementes pequenas. Do tronco extrai-se uma resina de uso medicinal.
—————————————————–
Eucalipto é a designação vulgar das várias espécies vegetais do gênero Eucalyptus, ainda que o nome se aplique ainda a outros gêneros de mirtáceas, nomeadamente dos gêneros Corymbia e Angophora. São, em termos gerais, árvores e, em alguns raros casos, arbustos, nativas da Oceania, onde constituem, de longe o gênero dominante da flora. O gênero inclui mais de 700 e é adaptável a praticamente a todas as condições climáticas. (Fonte: Wikipedia)
Foto:
Foto 2:
Foto 3:
No comments yet.