Conta-de-lágrimas

Nome cientifico: Coix lacryma-jobi L.

Sinonímia: Contas-de-nossa-senhora, lágrima-de-nossa-senhora, lácrimas-de-jó, lácrimas-de-Cristo, conta-de-terço, capim-de-nossa-senhora, capiá, capim-de-contas, capim-missanga, capim-rosário, lágriam-de-santa-maria, capiá, biurá, capim-missanga, lágriam-de-jó, adlaí
UFLA- Textos Acadêmicos -Plantas Medicinais-Pinto. Santiago, Lameira

Composição Química:

Óleo, resina, açúcares, sais orgânicos, coixol (aparecem nos grãos-atua como relaxante muscular).
Botsaris: coixol; coixenlido; vitamina B1; leucina; lisisna; arginina; proteinas; ácidos graxos; coixanas A, B e C [glicanos], cálcio, fósforo, ferro, tiroaina; histidina; ácido miristico; B-caroteno; riboflavina; niacina.
UFLA- Textos Acadêmicos -Plantas Medicinais-Pinto. Santiago, Lameira


Dados para Cultivo

Propagação: só sementes produzindo mudas enrraizadas

Espaçamento: planta expontânea; canteiros: 40x40 cm

Época de Plantio: planta expontânea (ribeirinha); canteiro irrigado: ano todo

Época Colheita: folhas e colmos: período vegetativo, ano todo; sementes (outono); planta nativa e cultivada


Informações Gerais

Contra Indicações:

Não deve ser usado por gestantes e nutrizes. não fazer uso prolongado. Pode provocar paralisia motora e depressão respiratória, levando à morte (quando em grandes dosagens. Fonte:www.plantamed.com.br
Botsaris: dose letal em decoto via subcutânea em ratos, é de 5 a 10 g/kg e em coelhos por via endovenosa é de 1,5 g/kg. O tratamento da superdosagem é: lavagem estomacal, assistência respiratória e fisiostigmina.
O portal educação [www.portaleducacao.com.br] declara formalmente sua toxidade pela existência das substâncias Caixonas A, B, e C, sendo a mais tóxica a Caixana A. Deve ser sumariamente abolida do uso fitoterápico doméstico.

UFLA- Textos Acadêmicos -Plantas Medicinais-Pinto. Santiago, Lameira

Valor Alimenticio:

As sementes fornecem fécula para panificação e indústria de cerveja, e podem produzir uma fécula de alto valor nutritivo, pela sua quantidade alta de proteinas, vitaminas e sais minerais.
UFLA- Textos Acadêmicos -Plantas Medicinais-Pinto. Santiago, Lameira

Observações:

Seus frutos por serem duros e resistentes, são usados pelos indígenas como adorno, e pelos caboclos para fazer rosários, daí seu nome popular.
UFLA- Textos Acadêmicos -Plantas Medicinais-Pinto. Santiago, Lameira


Preparo e Conservação

Extrato Peso/Volume: 10


Uso Medicinal

Uso Principal:

Uso interno, folhas e colmos, em decoto ou infusão: doenças renais, poderoso diurético, combate a rigidez das articulações que ocorrem nas doenças reumáticas (banhos e fricções), relaxante muscular, antitérmica (febres).VER CONTRA-INDICAÇÃO
Botsaris apresentas estudos farmacológicos recentes:efeito antiespasmódico sobre músculo estriado [ação mixo relaxante sobre músculo estriado]; efeito no SNC: sedação antagonista excitação provocada pela cafeina; efeito analgésico e anti-inflamatório[artrite experimental]; efeito broncodilatador; efeito neoplásico: inibem reprodução de diversas células neoplásicas.

UFLA- Textos Acadêmicos -Plantas Medicinais-Pinto. Santiago, Lameira
www.plantamed.com.br: atua nos abcessos pulmonares; nas afecções catarrais; na beribéri (falta vitamina B1); como antiasmático; nos edemas; na enterite crônica; nas excitações nervosas; na diabete II; na litíase urinária; na lombalgia.
Modo de uso: fazer um chá tipo decoto, usando 1 colher de café do pó da planta seco e moído, por xícara de chá de água sem cloro [mineral] fervida por 5-7 minutos, na dose de 3 xícaras ao dia.

Uso Normal:

Uso interno, decoto ou infusão, fervura por 3-5 minutos, dos frutos secos e triturados, na dose de uma colher de café por xícara de chá de água mineral (sem cloro): reumatismo em geral, aliviar dores e espasmos, baixar as febres, controlar infecções de bactérias e fungos. Usada como: antiasmática, depurativa, para “catarro na bexiga”. Na forma de infusão e chá por decoção [ver dados acima], usa-se para: dor ao urinar, tônico da vesícula com efeito sedativo, anti-séptica das vias respiratórias e em doses elevadas faz baixar dose de açúcar no sangue (diabetes). As folhas e colmos cozidos são indicados para banhos no tratamento do reumatismo e como excitante. As sementes são tônicas, depurativas, emolientes. VER CONTRA-INDICAÇÃO

UFLA- Textos Acadêmicos -Plantas Medicinais-Pinto. Santiago, Lameira

Uso Normal:

VER CONTRA-INDICAÇÃO

Características:

Gramínea, com aspecto que lembra o capim napier . Herbácea geralmente anual, ereta, com colmos cheios e glabros, enraizando-se nos nós inferiores, com cerca de até 1,7 m de altura, originária da Ásia mas muito bem adaptada em todo Brasil, habitando principalmente as beiras de córregos, com folhas cartáceas, glabras nos dois lados, com cerca de 15 cm de comprimento, com inflorescências terminais, e axilares, na forma de racemos curtos e inclinados, frutos globosos, liso-vernicoso, duro, perolado, de cores acinzentadas e pretas em fundo branco, multiplica-se apenas por sementes.
UFLA- Textos Acadêmicos -Plantas Medicinais-Pinto. Santiago, Lameira

Foto:

Foto 2:

Foto 3: