Capim jaraguá

Nome cientifico: Andropogon rufus, Sorghum rufum, Trachypogon rufus, Cymbopogon rufus

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Jaraguá, capim-vermelho, provisório (Lorenzi)

Composição Química:

A planta tem cerca de u Estudos científicos estão em andamento para detectar componentes fitofármacos para justificar os resultados terapêuticos encontrados com seu seu uso popular fortemente disseminado pela população rural brasileira: Determinação de Aminoácidos em Plantas Forrageiras. IV – Hyparrhenia rufa (Ness) Stapf – Períodos juvenil-indutivo e floração, E.R. Fontes, N.H. Silva, E.C. Tenório, E.P. Carrazzoni
Ciência e Cultura, p. 254, 1973; Mem. Inst. Biociências U.F.PE.,1 (1), p. 178175 (1974)
Amino acid content of Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf. “capim jaraguá” , in the juvenil-indutive and flowering stages. Description of the plant, origen, fitogeography, ecology, economic importance and relation between free and combined amino acid.


Dados para Cultivo

Propagação: sementes

Espaçamento: plantio a lanço com enterrio leve

Época de Plantio: início do verão chuvoso- varia com a região

Época Colheita: no início do florescimento, folhas e hastes verdes.


Informações Gerais

Valor Alimenticio:

Pelo seu grande valor protêico, constitui uma das gramíneas ideais para uso como forrageira para produção de leite de vacas.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Uso interno, folhas, infusão, dose normal: poderoso anti-anêmico, nos distúrbios da menopausa, ótimo tônico para impotência sexual, auxiliar no tratamento da AIDS [e doenças crônicas] aumentando a resistência geral do organismo; Uso bastante tradicional e eficiente>> para aumentar a lactação  materna [provavelmente atuando na produção de prolactina].

Uso Normal:

Uso interno, folhas, infusão: crianças com histórico de constantes amigdalite e gripes, toxocoplasmólise. Associado a recuperação de doenças de crianças.

Uso Normal:

Bons resultados com tônico do organismo quando associado com as plantas Catinga-de-mulata (Tanacetum vulgare L.) e boldo (qualquer um deles conhecidos como medicinais).

Características:

fonte:www.institutohorus.com.br:
Gramínea perene de colmos eretos e firmes, cespitosa, atingindo normalmente de 1,5 – 1,7 m de altura, podendo alcançar 3 m. Constitui densas e vigorosas touceiras com inúmeros perfílios basais. Colmos cilíndricos com até 8 mm de espessura, com entrenós bastante longos, lisos e glabros, de coloração verde-clara ou amarelada na fase inicial passando ao avermelhado em plantas mais velhas e ao amarelo-palha no fim do ciclo, sendo os nós castanhos. Até a maturação observa-se um contraste de coloração entre a parte dos entrenós coberta pela bainha, verde, e a parte exposta, verde-amarelada. Em plantas velhas os colmos sofrem lignificação, tornando-se bastante resistentes. Possui raízes bastante consistentes, quase rizomatosas. A partir da base da planta podem se formar novos caules em qualquer época. As folhas possuem bainhas relativamente frouxas, cobrindo pouco mais da metade de cada entrenó; verde-claras, lisas e glabras, ligeiramente ciliadas na parte apical. Lígulas membranáceas, bem desenvolvidas, de coloração castanha. Lâminas muito longas, podendo ultrapassar 1 m de comprimento, estreitas, de margens curtamente serreadas e ápice acuminado, lisas e glabras, verde-claras ou róseas. Após o florescimento as folhas ficam duras e ásperas. Inflorescência em panículas muito grandes, chegando a 50 cm de comprimento. Dos nós superiores dos colmos e sob as bainhas elevam-se hastes filiformes que apresentam um pequeno nó, do qual se eleva uma espata (pequena folha modificada) e a raque de um racemo. As raques, também filiformes, tem cerca de 5 cm de comprimento e terminam em ráquilas que sustentam as espiguetas. Apenas nos 2 – 3 cm terminais de cada raque ocorrem os órgãos reprodutivos; em cada ráquila ocorrem 3 – 7 espiguetas.
Área de distribuição onde a espécie é nativa: Africa e Madagascar.
Lorenzi apresenta sua origem das regiões tropicais do velho mundo.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: