Nome cientifico: Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer Ocotea opifera Mart
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Caneleira-de-cheiro, louro (Pará) , louro-de-cheiro, canela- branca , canela-cheirosa, canela-de-sassafráz, casca-cheirosa, louro-cheiroso, sassafráz, sassafráz-amarelo, sassafráz-preto, sassafráz-rajado, sassafrazinho.
Composição Química:
Óleos essenciais: safrol, metil-eugenol, propenil, alilbenzenos.
Dados para Cultivo
Propagação: planta nativa- semente
Espaçamento: planta nativa
Época de Plantio: planta nativa
Época Colheita: flores, época varia com região; óleo-rezina: ano todo (depende clima)
Informações Gerais
Contra Indicações:
Contra indicado na gravidez (Dr. Ferro) ver indicações em dados específicos neste site.
Valor Alimenticio:
Por destilação obtêm-se dos frutos (e de toda parte da planta)um óleo essencial acre aromático, volátil, amarelo transparente com cheiro de casca de laranja que foi considerado como podendo substituir o óleo essencial de limão .
Observações:
Produz madeira de lei, para mobiliário e construção civil e tonéis de aguardente
Uso Medicinal
Uso Principal:
Por incisão da casca e no lenho, escorre um óleo outrora considerado um poderoso resolutivo, mas usado como antireumático, anti-sifilítico, diurético, (substitui o óleo de sassafráz americano-Sassafras albidum- e da planta amazônica Aniba roseodora-. Na medicina popular, usa-se suas flores como; sudoríferas, depurativa de sangue, diurética.
Uso Normal:
Do óleo dos frutos, em pequenas quantidades, usa-se para reumatismo, artritismo, paralisias. Do fruto contuso, externamente em fricções, na beribéri.
Canela: rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.http://msn.minhavida.com.br/conteudo/
Uso Normal:
Externamente como unguento associado com banha de porco nos usos normais indicados..
Características:
Árvore com folhas perenes, nativa da Bahia até o RG sul, na mata Atlântica, tendo na Amazônia (puchuri-Licaria puchury-major (Mart) Kosterm), com cerca de 15 m altura, copa frondosa e arredondada, tronco tortuoso, e canelado, folhas brilhantes e coriáceas, inflorescências terminais, paniculatas, com flores pequenas, hermafroditas, perfumadas, branco-amareladas, com frutos tipo drupa elípticas, lisas, com polpa fina e carnosa, com uma semente. Todas as suas partes tem forte aroma quando esmagadas.
Foto:
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
No comments yet.