Cambará-de-espinho (Cambará)

Nome cientifico: Lantana camara L.

Sinonímia: Camará, cambará-de-cheiro,camará-juba, cambará-( diversos nomes ); erva-sagrada, camará de chumbo, camará vermelha, camará miúda, erva-chumbinho, milho-de-grilo, camarajuba

Composição Química:

Alcaloides, essência e mucilagem, lantanina, nas : óleos essenciais, matérias mucilaginosas e pépticas, alcaloides.


Dados para Cultivo

Propagação: planta nativa- sementes e mudas

Espaçamento: planta nativa- ornamental em jardins e parques

Época de Plantio: planta nativa- usada como ornamental jardins

Época Colheita: folhas, período vegetativo, antes florescimento.; raiz e seiva: ano todo


Informações Gerais

Contra Indicações:

A lantanina pode produzir fotossensibilização para o gado. Os frutos não podem ser consumidos enquanto verdes pois são altamente tóxicos. Fotossensibilizante e hepatotóxico em doses moderadas (Dr. Ferro).


Uso Medicinal

Uso Principal:

Uso interno, folhas, raiz, infuso, decoto: afecções das vias respiratórias (tosses, bronquites, resfriados, catarro, rouquidão, asma, coqueluche); estados febris.

Uso Normal:

Uso externo: reumatismo, contusões, esfoladuras, dores nas juntas, dores musculares. Folhas, em infusão, como : diurético, tônico e estimulante, febrífugo sudorífero, tônico estomacal, béquico, expectorante, , nas doenças das vias respiratórias . Raízes, na forma de decoto ou xarope, como anti-asmático e peitoral, Raiz, tintura uso externo, no reumatismo. Seiva, no local , nas dores de ouvido.
fonte: Lilacs: As infusões de folhas de Lantana camara (cambara-de-espinho) são usadas popularmente em alguns países para tratar doenças gastrointestinais. O experimento de fragilidade osmótica e a análise morfométrica têm sido usados para verificar a interação de drogas com a membrana de hemácias. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de um extrato aquoso de Lantana camara na fragilidade osmótica e na morfologia de hemácias. Amostras de sangue foram tratadas com extrato de Lantana camara (10 mg/mL), o ensaio de fragilidade osmótica e a análise morfológica foram realizadas. Na presença do extrato, os dados obtidos indicaram (i) um aumento significativo (p < 0,05) da hemólise e (ii) modificações na morfologia das hemácias. Estes efeitos da Lantana camara poderiam estar associados com algumas propriedades farmacológicas de compostos químicos do extrato estudado.(AU)
Responsável: BR1.1 – BIREME
www.ZED-florais de Bach: Emocional: Indicado para dar resposta a depressões e fobias, medo dos espaços abertos e de andar de avião. Confere segurança e aumenta a auto-estima.

Características:

Esta erva é de origem brasileira, tendo folhas ovais, ásperas, de coloração na face superior e clara na face inferior . O seu caule é ramificado e tem numerosos espinhos . Suas flores são numerosas , vermelhas e algumas vezes amarelas.

Foto:

Foto 2: