Calêndula

Nome cientifico: Calendula officinalis, L.

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Mal-me-quer, maravilha, malmequer-dos-jardins, maravilha-dos-jardins, margarida-dourada, bem-me-quer, bem-me-quer-de-todos-os-meses, verrucária, mal-me-queres, mal-me-quer-do campo,maravilhas, maravilha-dos-pudins, verrucária, bonina, flor-de-todos-os-males,maravilha-dos-jardins,
Dr A.C. completa >>Cravo

Composição Química:

Óleo essencial, carotenoides, mucilagens, flavonoides, calendulina, princípio amargo.
www.pharmaderm.far.br: Os principais componentes químicos deste extrato são os flavonoides (quercetina), triterpenos, saponinas entre outros. Todavia, na obtenção do extrato glicólico, os componentes lipofílicos da planta não são extraídos.
O extrato oleoso, também conhecido como óleo de calêndula, é obtido a partir da mistura de flores de calêndula com óleo vegetal, seguido por estabilização com antioxidantes. Neste extrato, diferente do glicólico, os ativos lipofílicos voláteis das flores, tais como óleos essenciais e carotenóides (caroteno, calendulina e licopina), são retirados pelo óleo extrator utilizado.


Dados para Cultivo

Propagação: sementes

Espaçamento: plantio a lanço- ornamental em canteiros

Época de Plantio: primavera-verão (calor e umidade)

Época Colheita: folhas: durante ciclo, antes floresci/o; flores formadas


Informações Gerais

Contra Indicações:

Superdosagem pode provocar depressão respiratória
(Dr. Ferro).

Raramente  pode causar alergias ( Dfr A.C. )

Observações:

É usada como planta ornamental, podendo ser plantada mesmo dentro de casa, bastando tomar 4 horas de sol ao dia.
Dr A.C. indica que é um excelente tratamento para inflamações e irritações da pele; infecções crônicas; originaria do sul da Europa.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Como pomada e tintura de folhas e flores, usar sobre partes afetadas, 3 a 4 vezes ao dia, a tintura diluída em água destilada pode ser aplicada diretamente por sobre os ferimentos (escaras) funcionando como excelente cicatrizante e antisséptica, na eczema, conjuntivite, herpes, gengivite, feridas, úlceras, acnes, inflamações purulentas, prurido e micoses da pele. Utiliza-se 1 a 2 partes de água para 1 de tintura. Estimula a granulo cite e fagocitose auxiliando no combate às infecções. Favorece a regeneração de tecidos danificados, além de exercer atividade anti-séptica.

Uso Normal:

Folhas e flores: uso externo, em cataplasma, infusão, dose normal: feridas; úlceras, acne, inflamações purulentas, queimaduras de sol, escaras, avermelhamento de pele sensível, higiene do bebê (limpeza de pele e do umbigo). Uso interno, chá infusão/ decocção: úlceras gastroduodenais. Flores: uso interno, infusão ; icterícia, escorbuto, inflamações dos olhos. Folhas ; uso interno, infusão/decocção artritismo, afecções nervosas. Uso externo, suco de folhas frescas : calos, verrugas, pólipos (polipos). Uso interno, decoto de 2 colheres de sopa de flores secas em 0,5 litros de água, cinco minutos, tomar uma xícara de chá antes de cada refeição principal, começando 8 dias antes da menstruação: contra cólicas menstruais.
# A aplicação em mamilos com rachaduras, no período de amamentação, ajuda na cicatrização destes, sem riscos para o bebê;

# Estimula a granulocitose e fagocitose.
Efeito antioxidante:
# Os resultados de testes mostraram que os flavanóides e terpenos são eficazes em reduzir radicais superóxidos, hidróxidos e peroxidarão lipídica. Estes resultados levam a crer que, pelo menos em parte, os efeitos terapêuticos da Calêndula estejam relacionados à sua atividade antioxidante;

# Diminui a irritação provocada por processos químicos e físicos. Portanto, encontra aplicação em produtos pós-peeling, pós-depilação, pós-barba, troca de fraldas e pós sol.

Ação antisséptica:

# Alguns autores conferem aos óleos essenciais da Calêndula propriedades antibacteriana, justificando seu uso em produtos para acne não grave. Diluições baixas mostraram alguma ação inibitória no crescimento de Streptococcus mitis.

Emoliente:

# O extrato oleoso de Calêndula pode ser usado para remoção da crosta láctea em bebês, podendo ser associado a outros ativos como: vitamina E, Aloe vera (babosa), óleo de prímula, óleo Borrage, entre outros que ajudam a amolecer e recuperar as lesões.

Pode ser usada em solução, para reduzir a irritação causada pelas aftas.

O extrato de calêndula pode ser acrescentado em formulações de loções pós-sol, cremes, géis e loções em geral, que podem ser plicados em todo o corpo.

Fonte: Pharmaderm Farmácia de Manipulação
———————————————————————————–
Dr Andrews Cavalliere, completa a relação de usos : 
desintoxicam-te; depurativa, infecção crônica, ajuda nos espasmos musculares, adstringente, levemente estrogênica, anti-bactericida, antivirais [Candida albicans ], adstringe os capilares, nos corte, feridas e varizes. acne, gastrite, colite, depurativ do fígado e vesícula biliar, regula fluxo menstrual, Candidiase vaginal (uso com ducha) , picas e ferroadas de insetos e aranhas, pé-de-atleta, urticária, veias varicosas, 

Uso Normal:

A associação com confrei, mel e própolis aumenta a eficiência da calendula nas úlceras de pele (feridas);
Como Emoliente: O extrato oleoso de Calêndula pode ser usado para remoção da crosta láctea em bebês, podendo ser associado a outros ativos como: vitamina E, Aloe vera (babosa), óleo de prímula, óleo Borrage, entre outros que ajudam a amolecer e recuperar as lesões.
[www.pharmaderm.far.br]

Características:

É uma planta expontânea no norte da África (Egito), e sul da Europa. Ocorre com facilidade nos nossos solos. Planta anual, caule robusto e anguloso, folhas inteiras ou denteadas, folhas superiores com um pouco de pubescência, flores na extremidade das hastes de 35 a 70 cm e têm 4/5 cm diâmetro, botão central das flores é rodeado de 15 a 20 lígulas, cor amarela a alaranjado, frutos tipo aquênio. Produzem flores quase o ano todo, menos no período de estiagem, cultiva em quase toda região temperada do mundo, é também planta ornamental. Temperaturas noturnas elevadas diminuem tamanho das flores, resiste à geadas e secas. Vegeta em diversos tipos de solo.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: