Cajuzinho-do-campo

Nome cientifico: Anacardium humile

Sinonímia: Cajueiro-do-campo, cajuzinho, cajueiro-anão, cajuí, caju-do-cerrado,

Composição Química: Contem Vit. A , Vit. B1 (Tiamina , Vit. B2 (Riboflavina), Vit. B5 (Niacina), Vit. C (Ácido ascórbico), fósforo, cálcio, ferro; a cajuína; goma resina; tanino (casca), ácidos anacárdico; gálico; cardol; pineno, esteroides, flavonoides, galatos de metila e etila, hexanol, limoneno, beta-sitosterol, epicatequina,


Dados para Cultivo

Propagação: planta nativa

Espaçamento: planta nativa

Época de Plantio: planta nativa

Época Colheita: casca de ramos, folhas secas, ano todo; frutos, flores(depende região), castanhas, azeite (prod. comercial)


Informações Gerais

Contra Indicações:

Ver possíveis dados na janela Informações Úteis na Abertura do Site.

Valor Alimenticio: O verdadeiro fruto (castanha), pode ser torrada e constitui um excelente aperitivo. O fruto falso pode se transformar em doces deliciosos, e geleias e sucos .

Observações: Estas plantas podem ser usadas considerando as mesmas propriedades fitoterápicas que as do cajueiro.


Uso Medicinal

Uso Normal:

Infusão tanto das folhas como da casca do caule subterrâneo é indicada para diarréia, na dose de 3 xícaras das médias ao dia, feita em 1 litro de água fervente que recebeu 1 xícara de café de material seco e moído. A infusão feita com 1 colher de sopa de inflorescências para 1 litro de água, contra a tosse (como béquica). Tem valores aproximados do cajueiro cultivado.

Características: Subarbusto lenhoso, de pouco mais de 25 cm de altura, provido de grosso xilopódio (caule subterrâneo) rasteiro e tortuoso que emite ramos aéreos formando verdadeiras colônias; nativo em áreas de cerrado arenoso, campos cerrado e campos rupestres de todo Brasil. Folhas simples, coriáceas, geralmente em tufos, com nervuras salientes e de cor mais clara na face inferior, de 10-20 cm de comprimento. Flores róseas, dispostas em panículas terminais. Os frutos (pseudofrutos) são oblongos, vermelhos ou amarelos, de 3-5 cm de comprimento, com polpa carnosa e doce.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: