Bolsa de Pastor

Nome cientifico: Capsella bursa-pastoris

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Sinônimos botânicos: Capsella bursa-pastoris Moench, Capsella hyrcana Grossh., Thlaspi bursa-pastoris L.

Subespécies/variações:

Outros nomes populares: braço-de-preguiça, bucho-de-boi, chapéu-de-frade, panacéia; shepherd’s purse (inglês), bolsa del pastor (espanhol), capselle bourse à pasteur (francês), borsa del pastore (italiano), gemeines hirtentäschelkraut (alemão).
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Capsella_bursa-pastoris.htm

Composição Química:

Componentes: saponósido, tanino, potássio, ácidos málico, acético, cítrico, fumárico, tiramina, colina

Propriedades medicinais da Bolsa-de-pastor

Constituintes químicos: acetilcolina, ácidos (málico, acético, cítrico, fumárico), alcalóide (sinapina e bursina), colina, ergocristina, flavona diosmina, iohimbina, mirosina, potássio, resina, saponosídeo, tanino, tiramina.   http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Capsella_bursa-pastoris.htm


Dados para Cultivo

Época de Plantio: Bolsa-de-pastor (Capsella bursa - pastoris) é uma planta anual, cosmopolita, da família das Brassicaceae (crucíferas). Tem utilização como erva medicinal e há quem as utilize na alimentação. É também considerada uma planta protocarnívora. Índice 1 Descrição 2 Habitat 3 Uso pelo ser humano Desde tempos imemoriais que estas plantas são utilizadas como verdura na alimentação humana. Por exemplo, em Çatal Huyuk, no estômago do homem de Tollund (que se pressupõe ter vivido em cerca de 5950 a.C.), foram encontradas algumas das suas sementes. É cultivada em alguns países orientais, enquanto que noutros países, como em Portugal, é considerada uma erva daninha. Quando brota, no início da primavera, antes de nascerem os caules floríferos, as folhas podem ser utilizadas em saladas ou mesmo cozidas. Quando floresce, as folhas maiores, da base, têm tendência a morrer, permanecendo apenas folhas mais pequenas ao longo do caule, ainda assim comestíveis mas menos apreciadas. Como planta medicinal, já era utilizada pela medicina tradicional chinesa no tratamento de doenças oftalmológicas e da disenteria. É considerada, igualmente, uma planta diurética e febrífuga (baixa a febre). tem também propriedade oxitócicas, ou seja, age no organismo da mulher como a hormona oxitocina, induzindo a contracção do útero, além de estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias. Plantas semelhantes Lepidium heterophyllum Erophila verna CapsellaFlora de Portugal http://www.biorede.pt/page.asp?id=2367


Informações Gerais

Contra Indicações:

Contra-indicações/cuidados: uso não é recomendado para gestantes, nutrizes e pessoas com pedras nos rins. Em doses elevadas, a bolsa-de-pastor tem efeito tóxico. Não tomar na gravidez

http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Capsella_bursa-pastoris.htm

Valor Alimenticio:

Desde tempos imemoriais que estas plantas são utilizadas como verdura na alimentação humana. Por exemplo, em Çatal Huyuk, no estômago do homem de Tollund (que se pressupõe ter vivido em cerca de 5950 a.C.), foram encontradas algumas das suas sementes. É cultivada em alguns países orientais, enquanto que noutros países, como em Portugal, é considerada uma erva daninha. Quando brota, no início da primavera, antes de nascerem os caules floríferos, as folhas podem ser utilizadas em saladas ou mesmo cozidas. Quando floresce, as folhas maiores, da base, têm tendência a morrer, permanecendo apenas folhas mais pequenas ao longo do caule, ainda assim comestíveis mas menos apreciadas.
Floração: Durante todo o ano.   http://www.biorede.pt/page.asp?id=2367

Observações:

Modo de usar: folhas são consumidas cruas, em saladas, ou cozidas.

– decocção de 30 g de folhas por litro de água. Tomar até 3 litros por dia (50 a 90 g da erva por dia);
– infusão de 20 a 30 g de folhas para 1 litro de água;
– 30 g de suco freco em um copo de água. Tomar em jejum: blenorragia;
– cataplasma da planta fresca, contusa: áreas doloridas e inflamadas;
– gargarejos: 30 g em 1 litro de água: afecções da garganta;
– maceração a frio, de 6 colheres de chá de plantas para duas chávenas de água; deixar macerar por 8 horas, filtrar e tomar dia sim, dia não.
– aplicações externas, para limpeza de feridas, erupções cutâneas e eczemas (infusão ou decocção;
– tintura: macerar 30 g de folhas em 100 g de álcool a 60º. Após uma semana, filtrar o líquido e guardá-lo em um vidro munido de conta- gotas. Tomar 20 gotas a cada quatro horas: diarréia e disenteria.

http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Capsella_bursa-pastoris.htm


Preparo e Conservação

Forma Conservação:

Propriedades Medicinais: A bolsa do pastor é indicada para problemas de tensão arterial, é hemostática, estimulante, adstringente e diurética. A planta fresca é muito mais activa do que seca. Em caso de hemorróidas, recomenda-se o seu uso sob a forma de banhos. Para a diarreia, hemorragias intestinais internas e urinárias, assim como para o tratamento de varizes, o tratamento deve ser feito através de infusão. Para a pele pode-se utilizar sob a forma de pomada.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Quanto as suas propriedades medicinais, já era usada pela medicina tradicional chinesa no tratamento de doenças oftalmológicas e de disenteria. É considerada, também, uma planta com propriedades diuréticas, ajuda também a baixar a febre. A bolsa de pastor possui também propriedade oxitócicas, ou seja, age no organismo da mulher como a hormona oxitocina induzindo a contração do útero, além de estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias. http://www.vidadequalidade.org/propriedades-medicinais-da-bolsa-de-pastor/

Propriedades medicinais: adstringente, antiálgica, antidisentérica, antiemética, antiescorbútica, anti-hemorroidária, anti-hipotensora, antiinflamatória, anti-séptica, anti-sifilítica, cicatrizante, diurética, estomáquica, hemostática, hipotensor, secante, tônica, vulnerária.

Indicações: anúria, arteriosclerose, blenorragia, cálculo renal, cancros, cicluria, coceiras, dartros, disenteria, dores, eczema, edema nefrítico, epistaxe, erupções, feridas, hematuria, hemoptises, hemorragia, hemorragia nasal e uterina, hemorroida, hipertensão, inflamações, inflamações da garganta, machucados na pele, metrorragia, ouvidos supurados, perturbações renais ou urinárias, rins, sangue pelo nariz, úlceras.


Propriedades medicinais: adstringente, antiálgica, antidisentérica, antiemética, antiescorbútica, anti-hemorroidária, anti-hipotensora, antiinflamatória, anti-séptica, antissifilíticas, cicatrizante, diurética, estomáquica, hemostática, hipotensor, secante, tônica, vulnerária.

Indicações: anúria, arteriosclerose, blenorragia, cálculo renal, cancros, cicluria, coceiras, dartros, disenteria, dores, eczema, edema nefrítico, epistaxe, erupções, feridas, hematuria, hemoptises, hemorragia, hemorragia nasal e uterina, hemorróida, hipertensão, inflamações, inflamações da garganta, machucados na pele, metrorragia, ouvidos supurados, perturbações renais ou urinárias, rins, sangue pelo nariz, úlceras.

Parte utilizada: planta inteira, exceto as raízes.

http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Capsella_bursa-pastoris.htm

 

 

Uso Normal:

Beneficios no tratamento de: epistaxe, ferida, hemorragia, menopausa, seio.
Propriedades medicinais: adstringente, hemostático, tônico.
Partes utilizadas: planta inteira sem a raiz, fresca ou seca (todo o ano).

Propriedades medicinais da Bolsa-de-pastor

Propriedades Medicinais: A bolsa do pastor é indicada para problemas de tensão arterial, é hemostática, estimulante, adstringente e diurética. A planta fresca é muito mais ativa do que seca. Em caso de hemorroidas, recomenda-se o seu uso sob a forma de banhos. Para a diarreia, hemorragias intestinais internas e urinárias, assim como para o tratamento de varizes, o tratamento deve ser feito através de infusão. Para a pele pode-se utilizar sob a forma de pomada.  http://www.biorede.pt/page.asp?id=2367
—————————————————————————————
Dr A.C. indica usar as partes aéreas para: estancar perdas de sangue [de todo tipo]; ; sangramento uterino intenso; sangue na urina; descontamina o trato urinário ; uso na diarreia e na cistite; nos problemas oculares; anti-inflamatória e reduz a febre; atua no fluxo menstrual intenso

 

 

Uso Normal:

Princípios Ativos: Acetilcolina, ácidos (málico, acético, cítrico, fumárico), alcalóide (sinapina e bursina), colina, ergocristina, flavona diosmina, iohimbina, mirosina, potássio, resina, saponosídeo, tanino, tiramina.
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/bolsa-de-pastor.html#.VPd8VPx4q3s#ixzz3TSJhspH5

Características:

Características da planta
Esta planta cresce durante todo o ano em qualquer lugar, menos nas regiões áridas. Floresce desde o início da primavera até ao início do inverno. Desde tempos antigos que a bolsa de pastor é usada como verdura na alimentação humana. É cultivada nalguns países orientais, enquanto que noutros países, como é o caso de Portugal, é considerada uma erva daninha. O nome de bolsa-de-pastor deve-se à forma dos seus frutos, que se assemelham à bolsa dos pastores, e Cappello deriva do latim e significa pequeno cofre. É uma planta inodora e de sabor ligeiramente salgado.
Identificação da planta de 0,08 a 0,50 m de altura. Anual, caule florífero erecto, continuando a crescer durante a floração; folhas da base em roseta junto ao solo; as caulinares quase inteiras, sésseis, amplexicaules; flores brancas (todo o ano, mesmo após a maturação dos frutos), pequenas, em cacho pouco denso; silícula triangular.
Habitat: Europa; todos os terrenos não áridos, culturas, jardins, bermas dos caminhos, muros velhos, terrenos baldios, entulhos e interstícios do pavimento das ruas em quase todo o território de Portugal; até 2300 m.http://www.vidadequalidade.org/propriedades-medicinais-da-bolsa-de-pastor/
——————————————————-
Bolsa-de-pastor (Capsella bursa – pastoris) é uma planta anual, cosmopolita, da família das Brassicaceae (crucíferas). Tem utilização como erva medicinal e há quem as utilize na alimentação. É também considerada uma planta protocarnívora.
Flores de Bolsa-da-pastor
Floresce desde o início da primavera até ao início do inverno. As flores dispõem-se em rácimos (cachos) erectos. São flores de pequenas dimensões, com quatro pétalas brancas em forma de espátula. Cada flor forma um fruto com a forma de coração ou bolsa, com duas cavidades separadas por um septo, de cerca de meio centímetro de comprimento, contendo uma grande quantidade de pequenas sementes (polispérmica). O fruto é suportado por um pedúnculo relativamente longo. Quando esta vagem (silíqua) seca, abre-se ao meio, libertando e disseminando as sementes maduras.

Folhas amplexicaules da Bolsa-de-pastor
As suas folhas, penatipartidas e ligeiramente pilosas, formam uma roseta junto ao solo. No início de cada caule e ao longo deste existem folhas caulinares abraçadoras (amplexicaules) de forma sagitada.
Cresce em jardins, campos, entulheiras, taludes. Espontânea em toda a Europa e Ásia.

Fonte: Wikipedia

Características Gerais: Planta vilosa, com caules que chegam a atingir os 70 cm, erecto-ascendentes, estriados e com pêlos simples. As folhas basais são persistentes, pecioladas, de contorno oblongo-lanceolado, de inteiras ou ligeiramente denticuladas a penatifendido ou penatipartidas. As folhas caulinares são cordadas e sésseis ou amplexicaules. As superiores são sésseis, sagitado-amplexicaules, inteiras e linear-lanceoladas. Todas elas são mais ou menos densamente cobertas por pêlos. As inflorescências são cachos terminais, corimbiformes durante a floração, alargando durante a frutificação. Frutos de ápice emarginado ou mais ou menos truncado, com valvas ligeiramente reticuladas e sem pêlos.

Habitat: Terras cultivadas e ruderal.

Distribuição: Frequente por todo o país.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: