Bananeira

Nome cientifico: Musa paradisica, Musa sinensis, Musa sapientium, Musa spp

Sinonímia: Grande naine, jangada, lacatan, Nanica, nanicão, poyo, valery, willians, branca, colatina ouro, prata-anã, grande naine, leite, maçã, mysore, prata, prata-zulu, são domingos, são tomé, farta velhaco, figo cinza, figo vermelha, maranhão, ouro, piruá, são domingos, ouro da mata, pachánaadan, padath, platina, terra, terra caturra, terrinha.

Composição Química:

Contem Vit. A , Vit. B1 ( Tiamina ), Vit. B2 (Riboflavina ), Vit. B5 ( Niacina ), Vit. C ( Ácido ascórbico ), Vit. B6, potássio (uma banana média de 115 g fornece 1/3 das necessidades diárias de potássio), folato, fósforo, cálcio, sódio, ferro, enxofre, magnésio, cloro, silício


Dados para Cultivo

Propagação: mudas sem nematóide, e mal do Panamá

Espaçamento: médio:2x2-2,5m ; alto: 3x3 m

Época de Plantio: evitar temperaturas menores que 15 graus C

Época Colheita: fruta: ano todo, 12 meses após plantio, seiva: ano todo


Informações Gerais

Contra Indicações:

Então, se você está procurando um lanche de baixa caloria, as Bananas podem não ser a melhor escolha. Em vez disso, frutas e vegetais com alto teor de água, como melancia, morangos, melão, pêssegos, pepino, alface, abobrinha, repolho, etc. é uma escolha melhor de lanche. Eles têm menos calorias e alto teor de fibras para mantê-lo cheio por muito tempo.

Sonolência: Pensou que começar um dia com uma Banana é uma grande ideia? O que você provavelmente não sabia era que as Bananas podem fazer você se sentir sonolento, mesmo se você acabou de começar o dia. Elas são ricas em triptofano, um aminoácido que pode reduzir seu desempenho e tempo de reação mental, além de fazer você se sentir sonolento. As Bananas também contêm doses elevadas de Magnésio, um mineral que ajuda no relaxamento muscular. Estas propriedades, no entanto, torná-los um bom lanche antes de dormir.

Cárie Dentária: Rica em amido, as Bananas podem causar graves cáries se você não manter a higiene dental apropriada. De acordo com alguns estudos, a Banana pode ser ainda mais prejudicial para a sua saúde oral em comparação com o chocolate, alcaçuz vermelho e goma de mascar. Os amidos dissolvem-se lentamente na boca enquanto os açúcares dissolvem-se rapidamente.

Portanto, quando você consumir Banana, as partículas descansam entre os dentes por cerca de duas horas e, assim, atrai mais bactérias, resultando em mais cavidades. Para você evitar um dos Efeitos Colaterais da Banana, que é a cárie dentaria, você deve adotar uma ótima higiene dental.

Problemas Respiratórios: Um dos Efeitos Colaterais da Banana que é um desdobramento da alergia ambrósia é a inflamação. Isto porque a Banana pode causar a constrição das vias aéreas respiratórias. Isso pode resultar em grave dificuldade em respirar ou engolir.

Risco de Diabetes Tipo 2: As Bananas se encaixam no “nível médio” na categoria de alimentos glicêmico, o que significa que elas têm a capacidade de causar um ligeiro aumento em seus níveis de açúcar no sangue. Uma vez que o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardiovasculares, você deve regular a ingestão de Bananas. Isto é um tanto mais verdadeiro no caso das Bananas maduras, que têm um maior índice glicêmico em comparação com as Bananas regulares.

Enxaqueca: Se você está muitas vezes perturbada pelos excruciantes ataques de enxaqueca, você deve evitar a inclusão de Banana em sua dieta diária. A tiramina, uma substância encontrada em muitos alimentos, como queijo, peixes, carnes e Bananas, é um gatilho para enxaqueca, de acordo com os relatórios do Centro Médico da Universidade de Maryland e esse é um dos Efeitos Colaterais da Banana mais irritantes. As cascas de Bananas contêm dez vezes mais tiramina de que a polpa da Bananas , portanto seja mais cauteloso sobre como remover os pedaços viscosos da casca desta fruta antes de comer.

Dor Abdominal: Se você comer Bananas que não são maduras o suficiente, você pode acabar com uma dor de estômago severa. Você também pode sentir náuseas, juntamente com a dor abdominal. As Bananas verdes contêm uma elevada quantidade de amido resistente que leva um longo tempo para o seu organismo digerir. Você também pode ter vômitos imediato ou diarreia.

Hiperpotassemia: A hipercalemia é uma condição causada devido ao excesso de Potássio no sangue e é identificada através de sintomas como a taxa irregular de pulso, náusea e batimentos cardíacos irregulares que podem até levar a ataque cardíaco. De acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, uma dosagem de potássio maior que 18 g pode causar hipercalemia em adultos. Há certos planos de dieta, que recomenda a ingestão excessiva de Bananas em determinados dias. Se você seguir essas dietas, pode lhe acarretar um dos Efeitos Colaterais da Banana que são alguns desses problemas.

Danos aos Nervos: A Banana contém quantidades elevadas de Vitamina B6, por isso o seu consumo excessivo pode resultar em danos aos nervos. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, o consumo de mais de 100 mg de vitamina B6, sem receita médica, pode resultar em danos aos nervos.

No entanto, a possibilidade de dano do nervo através do consumo de Banana parece rara a menos que você seja um fisiculturista com uma obsessão em Banana ou está participando de um concurso de comer Banana. Então para que isso não ocorra e você evite um dos Efeitos Colaterais da Banana, você deve consumi-la com moderação.

Gazes: As Bananas consumidas podem resultar em gás. Elas contêm fibras solúveis e frutose, ambos os quais podem causar gás. Se de repente você aumentar sua ingestão de fibra ou consumi-la em grandes quantidades, é preciso de um grande esforço para o seu intestino grosso quebrar as fibras, e pode, portanto, causar gás. Da mesma forma, no caso da frutose, quando tomada em grandes quantidades, o seu corpo pode encontrar dificuldades para digeri-la.

Alergia tasneira: A alergia tasneira é uma condição que faz com que seu sistema imunológico reaja quando você inala ambrósia (ervas daninhas que crescem nos Estados Unidos). Uma pessoa que sofre desta alergia apresenta sintomas como os lábios inchados, garganta irritada, língua inchada, etc. As pessoas que já sofrem de alergia ambrósia pode experimentar sintomas semelhantes sobre o consumo ou mesmo manipulação de Bananas. Fazendo disso um dos Efeitos Colaterais da Banana mais perigoso.

Fonte: https://www.saudedica.com.br/os-15-efeitos-colaterais-da-banana/

Valor Alimenticio:

Mais de 30 variedades no Brasil, todas boas. Riquíssima em hidratos de carbono, vitaminas, potássio, sais. Pelas suas qualidades é considerada a “rainha das frutas “, podendo o homem sobreviver alimentando-se apenas delas, principalmente quando criança que não tolera outro tipo de alimento.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Por serem hipoalergêrgina, as frutas são indicadas como um dos primeiros alimentos sólidos para os bebês, ou para quem esta com diarreia.
…………………………………………….
Banana: a fruta é um carboidrato rico no aminoácido triptofano (cada 100 g da banana contém em média 18 mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina. “Sem serotonina, o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome)”, explica Lucyanna Kalluf. A serotonina também é considerada como sendo uma substância anorexígeno, diminuindo a compulsividade e a fome.
http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11105-Inclua-no-cardapio-10-alimentos-que-te-deixam-mais-feliz.htm#fotogaleria=1

Uso Normal:

Fruta: diurética, ligeiramente laxativa,regula movimentos dos intestinos [carvagner.br.tripod.com]; certas enterites, atua na irritação das mucosas pela colite, enfermidades do reto, enfermidades renais, nefrite, hidropisia, gota, ácido úrico, obesidade, afecções do fígado, cálculos biliares, tuberculose, escrofulose, paralisia, enfermidades do estômago, prisão de ventre, pneumonia, diarreia, enfermidades dos intestinos (ativa o bacilo acidófilo, micro organismo anti-putrefativo), anemia. Seiva da bananeira-maçã para icterícia e úlceras externas, cura da tuberculose. Pseudocaule, uso externo, recolher a seiva e aplicar em úlceras de difícil cicatrização. Uso interno, seiva, 1 colher de sopa, 3 a 4 vezes ao dia : Tuberculose pulmonar. Uso externo, seiva diluída em água, compressas, 3 vezes ao dia: hemorroidas. Casca, uso externo, aplicar a parte interna da casca em queimaduras, ferimentos, edemas traumáticos, nevralgias, duas vezes ao dia. Controle do ácido úrico: usar banana-prata.
>>>A flor da bananeira na forma de >>> extrato etanólico produz uma substância>>> hipoglecemiante podendo ser indicada para>>>> diabéticos. [www.portaleducacao.com.br]

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: