Bálsamo-da-horta

Nome cientifico: Sedum prealtum L. Cotyledon orbiculata [CPT]

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Bálsamo-do-jardim,
www.medicinadasplantas.blogspot: Pau de bálsamo, balso, cabraiba, óleo-vermelho, cabureiba, pau-vermelho.

Composição Química:

www.medicinadasplantas.blogspot: Ácidos benzóico e cinâmico.


Dados para Cultivo

Propagação: multiplicação das raízes, estaquia

Espaçamento: 0,5x0,4 m (canteiros)

Época de Plantio: ano todo em boas condições de calor e umidade[irrigação]

Época Colheita: antes do florescimento, folhas e ramos verdes


Informações Gerais

Valor Alimenticio:

Algumas pessoas tem o hábito de mastigar suas folhas frescas alegando provocarem um alívio na acidez estomacal [informação pessoal Teles]

Observações:

material conservado a menos de 11% de UR, preferencialmente na forma de pó, em local escuro, seco e ventilado.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Segundo Abdalla: muito bom para afecções de intestino e estômago, sendo que sua maior eficiência é em regular o pH do estômago, atuando portanto muito bem na azia, gastrite, e úlceras gástricas.

Uso Normal:

www.plantamed.com.br: atua como digestivo; atua como emoliente reduzindo os tecidos inflamados; atua como vermífugo; ajuda na bronquite crônica; atua na diabete II; atua nas micoses interdigital dos pés (frieiras); atua na erisipela; ajuda na recuperação das queimaduras.

www.medicinadasplantas.blogspot: Indicações Terapêuticas: Inflamações gastrointestinais e de pele, úlcera, erisipela, afecções do aparelho respiratório e urinário, diabetes, bronquite crônica, queimaduras, frieiras.

Características:

Planta originária da Ásia e bem aclimatado no Brasil, sendo muito conhecida e bem cultivada nos jardins até por razões ornamentais. Sua reprodução mais comum é feito com pedaços do caule ou através das folhas, sendo de fácil cultivo. Prefere solos fofos, úmidos, com bastante matéria orgânica e locais semi-sombreados.
(Drs. Caribé & Campos)

Foto:

Foto 2:

Foto 3: