Aroeira

Nome cientifico: Myracrodrum urundeuva

Sinonímia: Ufla, Lorenzi: Aroeira-do-sertão; urundeúva.
[www.alicesoftware.com.br]: Aroeira; Aroeira-da-serra; Aroeira-do-campo]; Aroeira-do-sertão; Aroeira-preta]; Urundeuva].

Composição Química: Muito rica em tanino, e substâncias fenólicas mais simples. Chalconas diméricas, as urundeuvinas A e B.
A presente invenção refere-se a preparação de fitoterápicos a partir da entrecasca, parte interna da casca, da espécie Myracrodruom urundeuva Fr. All, syn. Astronium urundeuva, popularmente conhecida como Aroeira ou Aroeira-do-sertão, e sua utilização como agente antiinflamatório, antialérgico, cicatrizante e antibacteriano contra Staphilococcus, especialmente em uso topico. Na gastrite e úlceras do estomago e do duodeno usa-se por via oral. Nos casos de inflamações da pele e das mucosas (gengivas, garganta, vagina, colo do útero e ânus), o tratamento deve ser feito por meio de compressas, lavagens ou micro clister de retenção, conforme o caso. [www.patentesonline.com.br].


Dados para Cultivo

Propagação: espécie nativa; propaga-se por sementes na natureza.

Espaçamento: espécie nativa, sem exploração agronômica conhecida

Época de Plantio: espécie nativa, provavel verão chuvoso

Época Colheita: entrecasca, ano todo, preferencialmente no inverno seco


Informações Gerais

Contra Indicações:

Segundo Dr. Brüning, é abortiva.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Exames dos fitofármacos tem mostrado significativa ação como anti-inflamatório, antiulcerogênica (dificulta formação de úlceras gástricas) e cicatrizante, sendo que seu extrato aquoso mostrou baixa toxidade em ratos por via oral, exceto em ratas prenhas quando dados por longos períodos. Recomenda-se portanto para: ferimentos (infeccionados ou não, tendo ação contra Staphylococcus) como cicatrizante, na pele, nas gastrites, na úlcera gástrica, cervicite, hemorroidas, como anti-inflamatório, anti-alérgico. Cozinha-se 100 g da entrecasca, em pedaços, com um litro de água sem cloro, até que se reduz o volume inicial em 30%. Completar o volume, coar. Usar 10% do volume de álcool para bebidas (ou de cereais) como conservante. Uso oral: tomar meia xícara de café, três vezes ao dia (gastrite, úlceras de estômago e duodeno). Nos casos de inflamações da pele e das mucosas (gengiva, garganta, vagina, colo do útero, ânus), usar compressas, lavagens ou micro clister de retenção, conforme o caso. Em uso local diluir o decoto com duas partes de água para gargarejo, bochechos, lavagens e compressas.
[www.patentesonline.com.br].

Uso Normal:

Indicada sua utilização como agente antiinflamatório, antialérgico, cicatrizante e antibacteriano contra Staphilococcus, especialmente em uso topico. Na gastrite e úlceras do estomago e do duodeno usa-se por via oral. Nos casos de inflamações da pele e das mucosas (gengivas, garganta, vagina, colo do útero e ânus), o tratamento deve ser feito por meio de compressas, lavagens ou microclister de retenção, conforme o caso. [www.patentesonline.com.br].

Características: Teles: Árvore alta, comum na catinga, na mata das serras secas (se adapta muito bem em locais com pedregulhos e pedras afloradas, sem laje no subsolo), e no sertão de todo Nordeste, sendo tradicional fornecedora de madeira de lei, lascas para cerca. Sua extração é muito intensa, e o replantio pelo tempo que leva para poder ser aproveitada é quase inexistente, estando portanto quase em processo de extinção.
Altura: 0-10m [4]
Ciclo de vida: decidua [11]
Diametro do tronco: 60-75cm [4]
Forma de vida I: heliofita [4]
Forma de vida II: xerofita [4]
Habito: Arvore [4]
Medicinal - parte da planta: casca
Mes de floracao: junho , julho
Mes de frutificacao: setembro , outubro
Zona geografica: mata, agreste, sertao
Por causa de suas qualidades, e muito explorada e tornou-se escassa em
todas as areas de ocorrencia. Esta na lista oficial das especies
brasileiras ameacadas de extincao, na categoria vulneravel.
Na caatinga e no cerrado, atinge 5 a 20 m de altura e 30 a 60 cm de diâmetro Nas florestas pluviais, sua altura chega a 35 m.
[www.alicesoftware.com.br]

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: