Alecrim-do-campo

Nome cientifico: Baccharis dracuncufolia.

Sinonímia: Vassoureira; vassourinha, alecrim-de-vassoura, cilca.

Composição Química:

A própolis é uma substância resinosa coletada pelas abelhas de diversas partes das plantas. Sua composição depende da época, vegetação e local de coleta. Análises fitoquímicas de própolis produzidas de Baccharis dracunculioflia (alecrim-do-campo) por abelhas Apis mellifera africanizada nos estados de São Paulo e Minas Gerais foram feitas por espectrofotometria na região U.V.-Visível, CCDAE-FR, CLAE-FR e CG-EM. Uma característica dos compostos fenólicos das própolis analisadas e da espécie vegetal de B. dracunculiofolia foi a alta proporção de artepilin C e outros derivados do ácido cinâmico. Com base nas evidências fitoquímicas, B. dracunculifolia foi identificada como a principal fonte vegetal das própolis produzidas nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Fonte : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84782005000400025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


Dados para Cultivo

Propagação: Erva nativa, propagação natural.

Espaçamento: Erva nativa, sem plantio comercial.

Época de Plantio: Erva nativa.

Época Colheita: Folhas, ramos no início do aparecimento das flores, diversas épocas no ano sujeito as chuvas.


Informações Gerais

Contra Indicações:

Pode causar nefropatias em doses altas por tempo prolongado e pode causar aborto (Dr. Ferro).

Observações:

Dose normal : 5 a 10 g de folhas secas / litro; 3 a 5 xícaras diárias; tomar o chá preparado no mesmo dia, evitando-se guarda-lo de um dia para outro; as dosagens para crianças devem ser a metade da dos adultos. Ver detalhes no Glossário.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Já era conhecida a atividade anti-microbiana do extrato frente aos fatores cariogênicos de Streptococcus mutans, um dos principais microorganismos responsáveis pela formação da cárie, conta o farmacêutico Mateus Freire Leite, responsável pela pesquisa.

Uso Normal:

Folhas: uso interno; chá por infusão e decocção: cansaço físico; debilidade orgânica geral; afecções febris, febre; rouquidão, afonia, sinusite.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: