Nome cientifico: Acacia decurrens
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Acácia-da-austrália, Acácia mimosa (Acacia podalyraefolia A. Cunn), Acácia Imperial (Cassia ferrugine), Jurema (Acacia jurema), Acácia-amarela (Acacia farnesiana), Angico (Acacia cebil), Acácia hindu (Acacia suma), Acácia egípcia (Acacia nilotica), Esponjinha (Acacia cultriformis A. Cunn. ex G. Don), Acacia melanoxylon, Acacia koa (A. Gray), Acacia anegadensis, Acacia parviceps e Acacia velutina (www.ageflor.com.br).
Composição Química:
Da casca, de coloração escura, é extraído o tanino (www.ageflor.com.br).
Dados para Cultivo
Propagação: Sementes.
Espaçamento: Sem plantio comercial conhecido- espécie nativa.
Época de Plantio: Primavera/Verão (chuvas).
Época Colheita: Casca do tronco (repouso vegetativo, lado nascente).
Uso Normal:
Alternar acácia-negra (dia) com carqueja (noite). Uso interno, casca do tronco na forma de tintura, tomada pela manhã, diluída em água, alternada com tintura de carqueja tomada à noite: asma; bronquite asmática. Pode-se substituir a acácia-negra por tintura de Barbatimão.
Características:
Acacia decurrens; Leguminosae – Mimosoideae, é uma árvore ornamental cujo fruto em forma de vagem torcida possui sementes pretas. Ela pode crescer até seis metros e também possui quatro metros de diâmetro na sua copa cujas folhas são pequenas e lineares. É muito conhecida pelos seus lindos cachos amarelo-claros de flores.
De sua casca é extraído o tanino, muito utilizado pelos curtumes na industrialização do couro. Conhecido como Tanino de Acacia, é o principal produto para curtimento dos chamados couros vegetais.
Fonte: www.achetudoerigiao.com.br.
O nome acácia é dado a várias espécies de árvores gênero Acacia pertencentes a família Leguminosae e a subfamília Mimosoideae, como é o caso das espécies Acácia negra (Acacia decurrens), Acácia mimosa (Acacia podalyraefolia A. Cunn), Acácia Imperial (Cassia ferrugine), Jurema (Acacia jurema), Acácia-amarela (Acacia farnesiana), Angico (Acacia cebil), Acácia hindu (Acacia suma), Acácia egípcia (Acacia nilotica), Esponjinha (Acacia cultriformis A. Cunn. ex G. Don), Acacia melanoxylon, Acacia koa (A. Gray), Acacia anegadensis, Acacia parviceps e Acacia velutina.A Acácia Negra (Acacia decurrens var. mollis ou Acacia mearnsii), originária da África do Sul é uma árvore alta, apresenta ramos com sulcos superficiais, com pelos pequenos e finos e pontas jovens pilosas douradas. As folhas, compostas e bipinadas, são finamente pilosas e têm coloração verde-escura.
Os folíolos são pequenos e numerosos. Existe uma glândula entre cada junção dos pares de pinas. As flores amareladas, globulares, aparecem em grande quantidade, com odor agradável. Os frutos são vagens marrom-escuras, finamente pilosas. Da casca, de coloração escura, é extraído o tanino. Ocorre em altitudes que variam de 850 m até o nível do mar em clima temperado e subtropical, com temperatura média no mês mais frio entre 0 e 5 °C. Suportam várias geadas por ano e temperaturas mínimas absolutas de até 11°C. Possui a capacidade de fixar nitrogênio através da simbiose com bactérias do gênero Rhizobium. Na acacicultura, mais de 60 mil famílias estão envolvidas com a atividade em seus minifúndios.
O uso da acácia negra vai desde a produção de lenha para energia e carvão vegetal, até as indústrias que exportam cavacos para celulose, garantindo aos produtores maiores rendimentos em seus plantios. Na área química foram desenvolvidos produtos a partir da casca da acácia negra, produzindo algumas dezenas de derivados, entre os quais condicionadores de lama para perfuração de poços de petróleo, redutores de viscosidade de massas cerâmicas, cupinicidas, bactericidas, clarificador de açúcar, adesivos para madeira aglomerada, compensada, MDF e papelão, coagulantes e floculantes para tratamento de águas de abastecimento e de efluentes industriais e extratos vegetais para curtimento de couro e peles.
Fonte: AGEFLOR, Instituto Horus e Wikipedia[www.ageflor.com.br].
Foto:
Foto 2:
Foto 3:
Ronaldo