Comida Japonesa contém altos niveis de mercúrio

Origem: O GLOBO

LOS ANGELES – Internacionalmente apreciada por seus sabores exóticos e por seus conhecidos benefícios para a saúde, a culinária japonesa recebeu um forte golpe nos Estados Unidos. Pesquisa realizada pelo Projeto de Restauração Tartaruga Marinha, e divulgada nesta segunda-feira, detectou altos níveis de mercúrio nas peças de atum servidas pelos principais restaurantes japoneses de Los Angeles.

A quantidade de mercúrio das peças de atum oferecidas pelos restaurantes analisados era tão alta que o alimento nem deveria constar do cardápio. Comer sushi não é mais seguro. É uma roleta russa – disse Eli Saddler do grupo Gotmercury.org, que enviou as amostras de peixe para um laboratório da Califórinia do Sul para testes.

Segundo Saddler, os níveis de mercúrio encontrados nas peças eram até 88% maiores do que os aceitos pela FDA, aagência governamental americana que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, drogas e cosméticos.Algumas amostras foram consideradas “impróprias para o consumo”.

A ingestão de mercúrio pode provocar perda temporária de memória em adultos e danos permanentes ao sistema nervoso de fetos, o que serve de alerta para as gestantes.

Segundo o especialista, quanto mais velho e maior o peixe, mais mercúrio ele carrega. Assim sendo, camarões – que são menores – e salmões – que têm baixa expectativa de vida – quase não apresentam risco de conter a susbtância.

Há formas extremamente baratas e fáceis de testar os níveis de mercúrio dos peixes. Isso deve ser feito para proteger o consumidor – disse Saddler.