Substâncias
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMERCIAL
Efeitos
Publicação: 23/12/2003
Novos alimentos devem conciliar conveniência, saúde e prazer
Já houve tempo em que produtos desenvolvidos nos Estados Unidos entravam no Reino Unido através do varejo e passavam a integrar a cadeia de suprimento. Hoje, muitos novos conceitos aparecem primeiro no Reino Unido. O resultado é uma gama de alimentos e bebidas que são realmente inovadores enquanto que outros mudaram de embalagem e se reposicionaram no mercado.
A cadeia de suprimento está cada vez mais em destaque existem tantas opções de restaurantes que o consumidor espera encontrar a mesma variedade nos supermercados, afirma Kathy Bowry, editora da revista Catering Update.
Com sofisticados setores de varejo e hospitalidade, o Reino Unido representa um excelente mercado para testar novos produtos. A Nescafé testou suas latas de café auto-aquecedoras, Hot When You Want, no verão de 2002. Apesar de ter sido um sucesso com os consumidores e premiado na feira internacional de alimentos, SIAL, problemas tecnológicos fizeram com que lançamento fosse retirado das prateleiras.
Num sentido mais amplo, as três maiores tendências continuam as mesmas >> saúde, praticidade e prazer, afirma David Jago, diretor de redação do banco de dados sobre novos produtos da Mintels Global New Products Database. O que é mais importante: atualmente um número crescente de produtos tem duas ou mais daquelas características, ou seja, são práticos, saborosos e saudáveis ao mesmo tempo.
As tendências não mudaram muito, mas há diferenças significativas na forma de atender às necessidades do consumidor. Alimentação saudável não significa hoje o mesmo que há cinco anos. O mercado para alimentos saudáveis buscava baixo teor de gordura e poucas calorias, atualmente o consumidor deseja ingredientes fortalecedores ou que tenham determinadas funções e também que sejam balanceados, 100% naturais e orgânicos, explica Jago.
- O fortalecimento com vitaminas e minerais pode ser encontrado em quase todas as categorias, e a linha da Vitality pretende desafiar a Yakult como bebida funcional. As propriedades do benecol e da flora na redução do colesterol são bem conhecidas no mercado, com resultados na região de US$ 64,4 milhões e um crescimento de 9% ao ano. E os alimentos para o bem-estar como smoothies (iogurte com frutas) apoiam o seu marketing no fato de que contribuem para a dieta recomendada de cinco porções diárias de frutas e verduras. Suas vendas anuais atingem US$ 34,5 milhões.
Saudáveis e práticos
No ano passado, com o lançamento dos novos Organic Millac Maid e Soya Maid a empresa Pritchitts acrescentou ainda mais opções aos consumidores que se preocupam em ingerir refeições saudáveis.
O fator praticidade também mudou. Os alimentos de conveniência concentravam-se na rapidez de preparo, agora são alimentos que podem ser ingeridos sem parar de exercer outras atividades.
Entre os novos lançamentos, há os alimentos que pretendem competir com o hábito de comer em restaurantes é o caso dos kits Knorr para o preparo de refeições étnicas em casa, a partir de pacotes. Os alimentos de conveniência também estão se sofisticando, como comprovam as refeições Steam Cuisine oferecidas pela rede lojista Marks & Spencer.
Há novas opções para lanches: Bisc& da marca Mars (mistura de biscoito doce com lanche de chocolate) e Uncle Bens Rispinos em sabores picante ou doce para competir como alternativa menos gordurosa do que batatas fritas ou guloseimas. As novas refeições portáteis da McVities oferecem bebidas e alimentos que podem ser ingeridos sem a necessidade de interromper atividades.
Produtos gourmet
O prazer de comer bem vem se destacando como uma tendência. Aliados a produtos com valor adicional, preços mais elevados e posicionados como de luxo ou gourmet, esses alimentos podem ser encontrados no segmento de alimentação saudável.
Sucessos recentes incluem Walkers Sensations e o tablete de chocolate Double Cream da Nestle, em seu primeiro lançamento de confeitaria nos últimos cinco anos.
A empresa B&DFL que fornece refeições para as empresas de aviação, introduziu uma exótica linha de molhos e temperos prontos, Cuisine Naturelle, apresentados em embalagens individuais ou em potes maiores. Seu diretor geral, John Davis comentou: As pessoas estão muito mais abertas buscando sabores novos e interessantes na sua alimentação.
Levando em conta as novas tendências, a indústria fica encarregada de achar a melhor forma de atendê-las, e o fluxo dos novos produtos é onde se encontra outra mudança.
Embalagens
Com marcas tentando se sobressair e criar barreiras para a concorrência, embalagens inovadoras passam a ter importância vital. Enquanto que os novos prolongamentos fortalecem as marcas já estabelecidas o sorvete picolé Maltesers gerou vendas de US$ 20,7 milhões para a Masterfoods durante o seu primeiro ano embalagens que consigam mudar a maneira com que os produtos são vistos e usados pelos consumidores representam o Gral Sagrado para os produtos de consumo de alto giro.
O novo Wrigleys Extra Thin Ice conseguiu atingir a primeira colocação poucos meses após seu lançamento, na categoria menta e goma de mascar, o que parece indicar um futuro brilhante para inovações em embalagens. O sachet de chá, por exemplo, foi um dos pioneiros em aperfeiçoamento de embalagem.
Já a Unilever Bestfoods introduziu os chás PG Plunger criados especificamente para uso em cafeteiras, numa tentativa de reverter o pêndulo. As três variedades de chá têm como alvo o público jovem e fazem parte da proposta da Unilever de modernizar o mercado de chá.
Naturalmente nem todos os novos produtos fazem sucesso. Mas o mercado do Reino Unido comprova que as marcas que combinam duas ou mais das credenciais conveniência, saúde e prazer podem e conseguem causar um impacto. Especialmente quando apresentadas em embalagem inovadora e oferecendo algo único para o consumidor.
Fonte: Agrímidia
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