Substâncias
Estudo mostra que consumir grão-de-bico dá sensação de bem-estar e felicidade Publicação: 29/01/2007
O consumo grãos-de-bico, que no Oriente Médio são muito usados para fazer uma pasta chamada “homus”, produz sensação de bem-estar e até de felicidade, segundo um estudo de pesquisadores israelenses. Os que consomem o prato não conseguem explicar o estado de bem-estar gerado pelo “homus”, mas agora sabe-se por que, disse o arqueólogo Abi Gofer, que participou da pesquisa junto com outros três cientistas.
Outra fonte de estimulantes da produção de serotonina pelos humanos, citada na Literatura é o algodoeiro, podendo-se usar folhas, flores e casca das raízes.
Minha opinião pessoal (Teles) é que o algodão primitivo que ainda não sofreu melhoramentos genéticos conhecido como algodão arborense ou mocó (nordeste) seja mais rico neste composto pois mantém suas características metabólicas originais sem visar altura para facilidade de colheita e produção maior por planta/área. A causa dessa sensação é que contém um aminoácido conhecido como triptofano, que, quando no organismo humano em grande quantidade, produz serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Um prato de “homus” satisfaz amplamente o apetite e ajuda a dormir, disse Gofer, acrescentando que, no caso das mulheres, “contribui para a ovulação e para que fiquem grávidas com maior rapidez”.
O grão-de-bico, alimento que gera bilhões de dólares nos países onde é amplamente consumido, “é comparável ao trigo” devido a sua importância alimentar, com um lugar na história “que se remonta a 10.000 anos”, disse. A equipe de pesquisadores incluiu o doutor Zohar Kerem, especialista em alimentação; o botânico Simja Lev Idon e o chefe do curso de genética da Universidade Hebraica de Jerusalém, Shajal Abo.
Os cientistas chegaram à conclusão de que o grão-de-bico cultivado, ao contrário do selvagem, contém mais triptofano, estimulante da produção natural de serotonina.
Os produtores/consumidores, que escolheram e cultivam a espécie mais conhecida [menos “melhorada”] não fizeram isso por simples casualidade, embora não entendessem cientificamente por que a ingestão produzia bem-estar e uma sensação de calma. O mesmo aminoácido do grão-de-bico que causa a segregação da serotonina é o usado pela farmacologia moderna para produzir o popular antidepressivo Prozac.
Em geral, israelenses e árabes costumam comer “homus” diariamente, junto com pão árabe e uma pasta preparada com sementes de gergelim. O professor Gofer disse que o preço e as vendas do grão-de-bico no mercado poderiam multiplicar-se em bilhões de dólares se fossem enriquecidos por meio da moderna genética vegetal. Entre os grandes consumidores do grão-de-bico, além dos povos do Oriente Médio, estão a Índia e a Austrália.
Fonte: EFE
Outras fontes da Literatura: Algodoeiro e chá-verde. Ver dados destas plantas neste site.
Efeitos
A serotonina é considerada a substância que determina o estímulo básico para as ações voluntárias responsáveis por uma vida normal, sendo que sua falta ocasiona falta de entusiasmo pela vida e consequentemente estados depressivos e queda do humor (baixa auto estima, vontade de não fazer nada, desânimo total, falta de apetite para as coisas da vida, desestímulo para trabalhar, viver, etc.)
No comments yet.