Fonte de fósforo, vitamina A, niacina, usando Mandioquinhas e salsa

Substâncias

FÓSFORO, VITAMINA A, NIACINA

usando Mandioquinha e salsa


Efeitos

A mandioquinha-salsa é uma hortaliça rica em fósforo, vitamina A e niacina, sendo uma importante fonte de energia pelo seu alto teor de carboidratos.

É uma raiz tuberosa, originária dos países andinos (Equador e Peru), introduzida no Brasil no início deste século, provavelmente a partir da Colômbia. Pertence à família Apiacea, como a cenoura, a salsa, o coentro, o anis, o salsão ou aipo e o funcho.

Como comprar

As raízes frescas, recém-colhidas, devem apresentar cor amarelo-intensa. Algumas variedades produzem raízes brancas, porém estas não são comuns no mercado brasileiro. Evite comprar raízes cortadas, com ferimentos, áreas amolecidas ou manchas escuras, que podem apodrecer mais rapidamente. O tamanho das raízes não é muito importante, mas deve-se evitar aquelas com tamanho superior a 25 cm, que podem ser fibrosas por terem sido colhidas de plantas velhas.

Como conservar

As raízes deterioram-se muito rapidamente, chegando a apodrecer em 24 horas à temperatura ambiente. Raízes frescas conservam-se por até cinco dias quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico.

A mandioquinha-salsa crua pode ser congelada. As raízes devem ser lavadas, secas com papel absorvente e colocadas em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo.

Como consumir

Em razão da fácil digestibilidade de seu amido, a mandioquinha-salsa é amplamente recomendada para alimentação infantil, de pessoas idosas e convalescentes.

Tradicionalmente consumida como sopa, painha e ensopados, a mandioquinha-salsa é muito saborosa quando utilizada na elaboração de pães, canjas, nhoques, suflês, biscoitos, bolos ou em saladas frias e maionese. Também substitui a batata na forma de chip ou palha.

A mandioquinha-salsa não é consumida crua.

Dicas

As raízes congeladas não se prestam para a elaboração de frituras, devendo ser utilizadas no preparo de pratos cozidos.

Para a retirada da casca, as raízes são raspadas com uma faca sob água corrente, imediatamente após serem retiradas do congelador.

O descongelamento é feito diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.
FONTE: WWW.ZOONEWS.COM.BR