Substâncias
Manter o ânimo sempre em alta não é uma tarefa das mais fáceis, pois, a cada dia que passa, acumulamos mais tarefas, funções e responsabilidades, e assim não há ânimo que resista! Mas você sabia que alguns alimentos ajudam a dar mais disposição e a espantar o cansaço, o estresse e o desânimo?
Inúmeros estudos revelam que a alimentação pode modificar o estado de ânimo de uma pessoa. Uma alimentação adequada fornece combustível para uma boa saúde corporal, tornando a mente mais ativa e proporcionando, assim, uma boa disposição. Já uma alimentação desequilibrada pode produzir a carência de determinadas vitaminas e minerais, que se manifestam por sintomas físicos ou sensação de apatia, desânimo, irritabilidade, nervosismo, cansaço, falta de concentração, falha na memória e até depressão. Certamente você está se perguntando como a alimentação pode ser responsável pelo bom estado de ânimo. Por incrível que pareça, a resposta é mais simples do que se imagina.
Com vocês, os neurotransmissores: A explicação para a influência da alimentação no nosso estado de ânimo encontra-se, principalmente, no papel exercido pelos neurotransmissores. Como sabemos, os neurônios precisam continuamente coletar informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo, avaliar essas informações e coordenar atividades apropriadas à situação e às necessidades da pessoa. Nesse processo de comunicação entre as células nervosas (neurônios), é essencial a participação dos neurotransmissores, substâncias químicas que agem como mensageiros para essa comunicação. Alguns desses neurotransmissores, como por exemplo a serotonina e a dopamina, são capazes de gerar sensação de bem-estar e melhorar o estado de ânimo. Para que esses neurotransmissores sejam produzidos nas quantidades ideais para o bom funcionamento do cérebro e dos neurônios, uma série de nutrientes precisa estar presente nesse processo. São eles: o L-triptofano, os aminoácidos de cadeia larga (valina, isoleucina, leucina, tirosina e fenilalanina), os carboidratos simples, as vitaminas do complexo B e os ácidos graxos ômega 3, todos absorvidos pelo organismo por meio da alimentação.
Nutrientes essenciais e fáceis de achar como alguns nutrientes são essenciais para a manutenção do bom estado de ânimo, precisamos entender a função de cada um deles, bem como saber em que alimentos podemos encontrá-los.
L-Triptofano: é um aminoácido essencial, precursor da serotonina (neurotransmissor). Alguns alimentos ricos em triptofano são: o leite e os produtos lácteos, peixes, carnes, vísceras, legumes, frutas secas, chocolate e frutas como a banana, a pinha e o abacate.
Carboidratos: favorecem a passagem do L-triptofano pela barreira hemato-encefálica [protetora do cérebro] para convertê-lo em serotonina. Podem ser encontrados no açúcar mascavo, mel, rapadura, frutas, cereais e farinhas integrais.
Vitaminas do complexo B e ácido graxo ômega 3: fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso devido à sua alta concentração na membrana dos neurônios.
Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são os cereais, o leite e seus derivados, ovos, verduras de folhas verdes, frutas, carne vermelha, vísceras e levedura de cerveja. Já os ácidos graxos ômega 3 podem ser encontrados nos peixes de água fria, sementes, óleos de linhaça e canola, cereais e vegetais de folhas verdes.
FONTE: WWW.ONDEIR.REC.BR/SAUDE
No comments yet.