Nome da Doença: Impinge ou micose de pele (dermatofitose)
 
 
Tratamento: Nome vulgar que é usado para designar várias dermatoses. Segundo Dirceu (dirceu@paz.org.br), lavar com Tintura de Urucum, depois de seco passar Unguento 2 vezes ao dia. Tomar Depur (composto Dirceu com as plantas: AMAROLEITE-FOLHA,RAMOS-BARDANA-FOLHAS -CALÊNDOLA-FOLHA,RAMOs-CAROBINHAdoCAMPO-folhas-ERVA-DE-BICHO-PLANTA TODA -JAPECANGA VERM.-FOLHA,RAMO-MALVA-FOLHA,FLOR-MILIRRAMAS-RAMOS,FOLÍOLOS-TANCHAGEM0-PLANTA TODA-VELAME-PLANTA TODA). No caso de preparados na forma aquosa usar: até 2 anos: 1 gota/kg; de 3 anos à 7 anos: uma colher de café; de 7 até 12 anos: uma colher de chá; mais de 12 anos: uma colher de sobremesa. Em todas as idades, usar 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições,"em estado de fome", [prática que pode ser usada nas formulações aquosas] ou quando se fizer necessário.
 
 
Sintomas: A dermatofitose (micose) é causada por um grupo de fungos denominados dermatófitos, que podem infectar a pele e unhas. A micose de pele, também chamada popularmente de "impinge", caracteriza-se por placas de bordas elevadas e avermelhadas formando círculos. São bastante pruriginosas (coçam), e podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive no couro cabeludo. Quando atingem as unhas, são chamadas de onicomicoses, e clinicamente podem se apresentar como um espessamento ou descolamento da unha a partir de sua parte mais externa e, nos casos mais avançados, podem acometer as 20 unhas. Uma apresentação quase sempre relacionada com a infecção pelo HIV é a chamada leuconíquia proximal (unhas brancas), que são placas esbranquiçadas por baixo das unhas localizadas perto da matriz. Alguns indivíduos podem apresentar infecção concomitante por Candida ou bactérias. Nestes casos, normalmente temos inflamação do tecido ao redor da unha, com dor local, característica conhecida popularmente por "unheiro". As micoses de pele quando restritas a pequenas lesões podem ser tratadas com anti-fúngicos tópicos em forma de creme ou loção. Nas lesões extensas ou causadas por fungos resistentes devemos utilizar os anti-fúgicos sistêmicos (nestes casos podemos acrescentar a terbinafina aos anteriormente citados). Nas onicomicoses, devemos preferir o uso de soluções alcoólicas ou esmaltes (apesar de caros) para os casos em que há o acometimento de menos de 50% da unha. Nos casos resistentes, com matriz afetada, ou com mais de 50% da lâmina ungueal afetada, devemos recorrer aos anti-fúngicos sistêmicos como a terbinafina, o itraconazol e o fluconazol. Estas duas últimas devem ser as drogas de escolha no caso de infecção associada por Candida. No caso de infecção secundária por bactérias podemos utilizar antibióticos tópicos e/ou orais. Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071024080756AAwzk4S
 
 
Dieta e Recomendações: Regime leve, cortando-se gorduras, frituras, carne vermelha, frituras, bebidas excitantes (café, chá, chocolate, refrigerantes tipo cola, etc.), temperos fortes.
 

Página Anterior
Versão p/ Impressão